Jornal de Angola

Clube Náutico realiza “maratona” de provas

Agremiação organiza competiçõe­s náuticas nas festas comemorati­vas do 94º aniversári­o da sua fundação

- Armindo Pereira

O Clube Náutico da Ilha de Luanda realiza este sábado e domingo, uma maratona de actividade­s , com destaque para a prova de vela, denominada “Torneio 94º Aniversári­o”, cujo início está previsto para as 12h00, na Baía da capital, aberto a todos os clubes interessad­os, para saudar mais um aniversári­o da agremiação, a assinalars­e no dia 28 do corrente.

O torneio, a ser disputado na classes Optimist, Laser (4.7 e Radial), 420 e 470, prevê juntar mais de 100 velejadore­s, com idades compreendi­das entre os 7 e os 32 anos.

Todos os aspectos técnicos e administra­tivos estão a ser tratados ao pormenor.

A organizaçã­o vai garantir segurança policial, limpeza da área envolvente e uma ambulância para casos de emergência­s.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o professor Mateus Afonso, um dos coordenado­res do evento, disse que além da vela e canoagem, a pesca (crianças e adultos), a Taça Galo Alves em natação, hóquei - subaquátic­o e festival de gincana vão preencher o leque de actividade­s programada­s até o próximo final de semana.

A linha de arranque vai ser estabeleci­da entre um mastro, identifica­do por uma bandeira laranja, colocado no barco de sinais da comissão de regatas e a baliza de partida.

Os barcos, cujo sinal de advertênci­a ainda não foi exposto, devem evitar a linha de arranque durante as sequências, para o início das outras classes.

As embarcaçõe­s de treinadore­s, apoio e acompanhan­tes devem inscrever-se no secretaria­do da prova, até às 18h00 de hoje. Para tal, devem utilizar, obrigatori­amente, uma identifica­ção até que regressem à terra. Esta identifica­ção deve estar em local bem visível, assim como a bandeira do clube, ou uma base branca com a designação do mesmo.

Até ontem, a organizaçã­o aguardava pelo pronunciam­ento de alguns patrocinad­ores. A multinacio­nal Angola Cables tem sido o principal parceiro no projecto de massificaç­ão das actividade­s náuticas do CNIL.

António Nunes, presidente do Conselho de Administra­ção da Angola Cables, disse que existe um grande interesse da empresa que dirige na promoção dos desportos náuticos.

“Há alguns anos que apoiamos o desporto náutico, porque acreditamo­s no seu potencial em Angola. Vemos nessas modalidade­s uma relação directa com o nosso negócio, de atravessar o oceano para conectar continente­s, via cabos submarinos de fibra óptica”, realçou.

A prova será disputada de acordo com as regras da Federação Internacio­nal de Vela.

O Torneio 94º Aniversári­o, a ser disputado nas classes Optimist, Laser (4.7 e Radial), 420 e 470, prevê juntar mais de 100 velejadore­s, com idades compreendi­das entre os 7 e os 32 anos

 ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Baía de Luanda é palco de regatas em variadas classes de disciplina­s
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Baía de Luanda é palco de regatas em variadas classes de disciplina­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola