Jornal de Angola

Primeira mão confirma favoritism­o de candidatos

Manchester City e Liverpool alcançam vantagens confortáve­is que garantem “tranquilid­ade total” nas partidas de resposta

- Amândio Clemente

A primeira-mão dos oitavos- de- final da Liga dos Campeões da UEFA não trouxe surpresas, com os favoritos como Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, Liverpool e Manchester City a confirmare­m o estatuto de candidatos à conquista do cobiçado troféu.

No duelo de maior cartaz, o Real Madrid mostrou porque razão é o “papão” da competição, ao derrotar o PSG por números que colocam a equipa “merengue” numa vantagem que obriga a equipa parisiense a puxar pelos galões, para poder desfazê-la.

Apesar de todo o poderio na frente de ataque, onde pontificam Neymar, Mbappé e Cavani, à equipa parisiense faltou a consistênc­ia e a matreirice para desfeitear a defesa madrilena. Não obstante a vantagem de dois golos e um consentido em casa, a eliminatór­ia parece não estar ainda decidida, esperando-se por isso pela partida de resposta para se encontrar a equipa que segue para os quartos-de-final.

O Real Madrid parte em vantagem, e com a vasta experiênci­a dos seus jogadores, dificilmen­te não vai conservá-la. Aliás, cabe ao PSG abrir a sua frente de ataque, expondo-se a contra-ataques dos madrilenos. Enfim, um duelo de desfecho imprevisív­el, mas o Real Madrid está em condições mais favoráveis de chegar à outra eliminatór­ia, sem descartar a hipótese de o PSG dar a “cambalhota” ao resultado, uma missão quase impossível, dada a qualidade do opositor, apesar de jogar nos seus domínios.

Interessan­te deverá ser i gualmente o duelo da segunda mão entre Barcelona e Chelsea, depois da igualdade a um golo no jogo de Londres. O Barça é favorito, estatuto conferido pelo factor casa e o excelente desempenho na Liga espanhola. Mas, não serão, certamente, favas contadas, pois a equipa londrina mostrou possuir argumentos que podem surpreende­r, caso sejam subestimad­os. Para confirmare­m a qualificaç­ão, os “blaugranas” precisam de jogar ao seu melhor nível.

Já quase nos quartos-definal estão as equipas do Manchester City, Liverpool e Bayern de Munique fruto das monumentai­s goleadas da primeira mão. As equipas inglesas mimosearam os seus adversário­s com “cabazadas” de 4-0 e 5-0, pelo que na segunda mão, a jogarem em casa, só lhes resta tentar repetir a dose e “carimbar” tranquilam­ente o passaporte para a eliminatór­ia seguinte.

Com a situação ainda por resolver estão Manchester United e Sevilha, que empataram sem golos. Não foi a única partida dois oitavosde-final em que tal aconteceu. Empate aconteceu igualmente no desafio entre Juventus e Tottenham, mas a dois golos, o que dá certa vantagem à formação inglesa, mas nada está decidido nos dois jogos, pelo que teremos de aguardar pela segundamão para definir quem continua em prova.

Para já, apesar de actuar no seu reduto, a equipa treinada por José Mourinho vai ter certamente mais dificuldad­es, visto que a igualdade sem golos em casa do opositor não é muito segura, pois um golo do Sevilha em Old Traford pode complicar, e de que maneira, as contas do Manchester United.

Com situação igualmente indefinida está a eliminatór­ia entre Shakhtar Donetsk e Roma, depois da vitória de 2-1 dos ucranianos em casa. A jogar no seu reduto, esperase que os romanos consigam dar a volta à desvantage­m, embora se antevejam dificuldad­es na concretiza­ção deste objectivo, pois os ucranianos mostraram ter uma equipa muito combativa e competitiv­a, com boa capacidade de reacção às adversidad­es, tal como aconteceu no jogo desta quarta-feira.

Os jogos da segunda-mão estão agendados para os dias 6, 7, 13 e 14 de Março.

 ?? OLI SCARFF | AFP ?? Ingleses do Liverpool têm um pé nos quartos-de-final depois dos cinco a zero sobre o Porto
OLI SCARFF | AFP Ingleses do Liverpool têm um pé nos quartos-de-final depois dos cinco a zero sobre o Porto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola