Jornal de Angola

Olhos postos no progresso

A cidade de Malanje completou, no dia 13, 86 anos. Com os olhos postos no desenvolvi­mento socioeconó­mico e cultural

-

sagem do testemunho e pela indagação das raízes da nossa cultura, com destaque para a língua, principalm­ente”. Bessa Gaspar considera a língua como base da cultura de qualquer povo e segundo sua afirmação, é preciso um maior investimen­to com destaque para a juventude.

Avanços

O administra­dor municipal de Malanje, João de Assunção, disse ao JornaldeAn­gola que a cidade de Malanje registou muitos avanços, na área da educação onde até pouco tempo existia apenas um Instituto Médio, e que, nos últimos anos foram construída­s muitas escolas.

Ainda no capítulo da educação, o ensino superior viu erguer vários i nstitutos públicos e privados, quando há mais ou menos de cinco anos havia apenas a Escola Superior Politécnic­a de Malanje em funcioname­nto, o que obrigava muitos dos malanjinos a viajarem para as outras províncias para continuar os seus estudos.

No que diz respeito a saúde, o município registou cresciment­o, pois de acordo com João de Assunção, foram construído­s seis centros de saúde de referência e reabilitad­o e ampliado o Hospital Regional. Em termos de infra-estruturas rodoviária­s, algumas zonas importante­s na cidade de Malanje foram asfaltadas, fruto de investimen­tos feitos o que permitiu melhorar a mobilidade urbana.

Do ponto de vista de desenvolvi­mento do próprio cidadão, o município de Malanje tem hoje mais pessoas formadas em diferentes áreas, devido aos investimen­tos feitos que contribuem para o cresciment­o do município.

João de Assunção assegurou que as políticas que visam melhorar as condições sociais dos munícipes vão continuar a ser desenvolvi­das, e que para tal, a Administra­ção Municipal f oi orientada pelo governador provincial, para traduzir as políticas em acções concretas, e que as mesmas vão variar em função de cada sector.

A nível do saneamento básico, o administra­dor municipal admitiu continuare­m a investir seriamente na limpeza e o embelezame­nto da cidade, na manutenção dos jardins, a sensibiliz­ação da população para gerir melhor o lixo que produz.

A cidade de Malanje registou progressos, na área da educação. Até há pouco tempo existia apenas um Instituto Médio. Nos últimos anos foram construída­s muitas escolas

 ?? EDUARDO CUNHA E ADRIANO SAPALO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MALANJE ?? Algumas zonas da capital provincial foram asfaltadas, o que permitiu melhorar o trânsito automóvel e pedonala
EDUARDO CUNHA E ADRIANO SAPALO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MALANJE Algumas zonas da capital provincial foram asfaltadas, o que permitiu melhorar o trânsito automóvel e pedonala
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola