Jornal de Angola

Campeão 1º de Agosto começa defesa do título

Militares do Rio Seco esperam receber troféu e medalhas pela conquista do título da última edição do campeonato

- Honorato Silva

Com o foco na conquista do apuramento para a fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos, o 1º de Agosto faz estreia na 40ª edição do Campeonato de Futebol da I Divisão, Girabola, diante do Progresso Sambizanga, hoje às 16h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro.

Únicos totalistas da prova, depois da despromoçã­o do ASA, os militares do Rio Seco entram em cena privados de Dany Massunguna, Paizo, Natael, Buá, Geraldo e Nelson Luz, jogadores castigados pela Federação por faltarem à chamada para os trabalhos da Selecção Nacional que disputou o CHAN de Marrocos, o mês passado.

A lista de indisponív­eis no plantel rubro e negro, orientado pelo sérvio Zoran Maki, é integrada, também, por Fofó. O ponta-de-lança contratado aos sambilas está impedido por acumulação de cartões referente à temporada transacta.

Mas os bicampeões nacionais assumem o favoritism­o à conquista dos três pontos, na partida de conclusão da primeira jornada, apesar das mudanças forçadas introduzid­as na equipa, que passou com distinção nos dois primeiros jogos das Afrotaças, cujo saldo foi de dupla vitória frente ao Platinum do Zimbabwe, 3-0 em Luanda e 21 na visita à cidade de Zvishavane.

A extensão do plantel serve de argumento para a equipa técnica do 1º de Agosto evitar a dependênci­a dos indisponív­eis. Ivo Traça, adjunto de Maki, disse de forma taxativa que quem entrar tem a obrigação de elevar ou, na pior das hipóteses, manter os níveis de competitiv­idade patenteado­s pelos campeões.

No Progresso, Hélder Teixeira tem consciênci­a das dificuldad­es a enfrentar, por isso preparou uma equipa capaz de contrariar o poderio militar, sem colocar de parte a possibilid­ade de pontuar.

O empate a um golo, domingo na deslocação ao terreno do Domant FC do Bengo, serve de barómetro para o treinador aferir a prontidão do seu plantel, visto que além das dificuldad­es registadas no processo de recrutamen­to, com a saída do grosso dos atletas, foi obrigado a cumprir uma paragem prolongada, por ter de defrontar nas duas primeiras jornadas os embaixador­es angolanos nas Afrotaças.

Largo domínio

Nas últimas cinco edições do Girabola, o 1º de Agosto leva larga vantagem na disputa com o Progresso Sambizanga, na condição de visitado. Cinco vitórias e um empate, com 12 golos marcados e apenas um sofrido atestam o domínio dos detentores do título. A jogar em casa, os sambilas registaram, em período análogo, dois triunfos, dois empates e um desaire, apontaram cinco tentos e consentira­m seis.

O regresso dos militares à prova doméstica vai ser marcado pela entrega do prémio correspond­ente ao último título. A Zap, patrocinad­ora da competição, dá ao vencedor do Girabola um cheque no valor de três milhões e quatrocent­os mil kwanzas, enquanto a Federação continua indefinida em relação ao troféu e às medalhas, numa altura em que vários dos obreiros da consagraçã­o, com destaque para o técnico bósnio Dragan Jovic, abandonara­m o clube.

A prova reserva igualmente para hoje às 15h00, na cidade do Luena, o desafio entre o FC Bravos do Maquis e Petro de Luanda, na abertura antecipada da quarta jornada.

No final de semana jogam Sporting de Cabinda-JGM do Huambo, Sagrada Esperança-Recreativo da Caála, Kabuscorp do PalancaRec­reativo do Libolo, Cuando Cubango FC-Interclube, Académica do Lobito-1º de Agosto, Progresso Sambizanga-Desportivo da Huíla e 1º de Maio de BenguelaDo­mant FC.

Os bicampeões nacionais assumem o favoritism­o à conquista dos três pontos na partida de conclusão da primeira jornada, apesar das mudanças forçadas introduzid­as na equipa

 ??  ??
 ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Militares pretendem confirmar o favoritism­o na estreia com vitória no dérbi frente aos sambilas
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Militares pretendem confirmar o favoritism­o na estreia com vitória no dérbi frente aos sambilas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola