Jornal de Angola

Campanha para as presidenci­ais em marcha

-

para as eleições presidenci­ais no Egipto começou a semana passada, com apenas um candidato a contestar o actual Chefe de Estado, Abdel Fattah al-Sisi, que concorre a um novo mandato de quatro anos.

Al-Sisi, na qualidade de então chefe do Estado Maior das Forças Armadas, liderou o golpe de estado que derrubou Mohammed Morsi em 2013, legitimou-se no ano seguinte Presidente da República depois de passar à reserva, venceu as eleições que então se realizaram.

O líder do partido Al-Gad, Musa Mustafa Musa, foi o único que competiu com o actual Presidente egípcio, foi objecto de críticas por apresentar-se na corrida depois de ter anteriorme­nte desistido e anunciado que apoiava a reeleição de Abdel al-Sisi. Musa Mustafa Musa é pouco conhecido e o partido que lidera está a fazer campanha com recursos limitados e sem se deslocar a muitas das províncias do Egipto. Há várias semanas que o rosto do antigo general e chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Abdel Fattah al-Sisi, está espalhado em cartazes nas principais avenidas e pontes do Cairo, a capital egípcia, apesar do início oficial da campanha eleitoral para as eleições que vão decorrer entre os dias 26 e 28 de Março apenas ter começado no dia 26 de Fevereiro.

Se a reeleição do actual Presidente está praticamen­te garantida, a questão em dúvida será a taxa de participaç­ão, dado que a oposição apelou ao boicote. Destacadas figuras políticas entre as quais o único candidato que enfrentou al-Sisi há quatro anos, o socialista Hamdín Sabahi, apelaram ao boicote às eleições, consideram que estas não oferecem garantias nem candidatos suficiente­s.

Há dez dias, várias organizaçõ­es da sociedade civil egípcia qualificar­am o escrutínio como “uma farsa”, depois da detenção do islamita moderado Abdelmenem Abul Futuh, após criticar o Governo actual numa entrevista televisiva. A ONU apelou às autoridade­s egípcias para que garantam um processo eleitoral “credível, inclusivo e participat­ivo”.

As eleições no Egipto realizam-se entre os dias 26 e 28 de Março.

 ??  ?? A campanha eleitoral
A campanha eleitoral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola