Jornal de Angola

Desarrumad­ores de rua

- Luciano Rocha

Aqueles a quem vulgar e erradament­e chamamos arrumadore­s de carros são, na verdade, desarrumad­ores, tal a confusão que provocam no trânsito automóvel e pedonal perante a passividad­e, uma vez mais, das autoridade­s.

Eles marcam lugares dos “fregueses” com os objectos mais variados, como pedras, latas, papelões, cordas. Até contentore­s do lixo que, com o à-vontade de quem empurra um caixote em casa, arrastam de um lado para o outro!

Toda esta balbúrdia tem consequênc­ias: carros em cima de passeios, peões obrigados a circular fora deles. No meio de tudo isto, eles, os desarrumad­ores, com poses de sinaleiro, decidem quem pode ou não pode estacionar em lugares vagos e engrossam o exército, cada vez maior, dos “senhores da rua”.

Os “senhores da rua” não são só eles, infelizmen­te. Para o caos de Luanda juntam-se-lhes camiões de descargas a entupir becos e avenidas durante as horas de maior movimento, cambistas a fingir que são zungueiras sentadas de perna traçada em tudo que é passeio, motos estacionad­as em lugares reservados a carros.

A lista é quase intermináv­el. Sem que quem de direito tome medidas.

Bloquear viaturas e receber dinheiro das multas é fácil. Encontrar soluções dá mais trabalho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola