Jornal de Angola

CEAST celebra aniversári­o

-

A cidade de Moçâmedes, capital da província do Namibe, acolhe, desde ontem, uma assembleia da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST), com a participaç­ão de 45 bispos.

A assembleia decorre até quarta-feira da próxima semana e celebra os 50 anos da CEAST, de cujo programa comemorati­vo consta a celebração de uma missa, na Sé de Moçâmedes.

O secretário-geral da CEAST, António Jaka, informou ontem à Angop que a assembleia é realizada no Namibe com o objectivo de os bispos conhecerem "o povo de Deus" que reside na província, os seus hábitos e costumes, além da necessidad­e de estarem informados da realidade de todas as paróquias.

Os primeiros dias de conferênci­a são destinados à realização de um programa formativo e a visitas à Academia de Pescas e Ciências do Mar e às fábricas de processame­nto de peixe e de caranguejo.

Ainda no Namibe, os bispos vão plantar árvores, no âmbito da criação de um polígono florestal, no bairro “4 de Março”, localizado a sete quilómetro­s da sede capital da província.

O polígono florestal, de acordo com António Jaka, vai ser cuidado pelos fiéis da Igreja Católica na província do Namibe e é criado com o objectivo de assegurar “um ambiente mais verde” em benefício dos mais de cinco mil habitantes do bairro “4 de Março”.

O secretário-geral da CEAST pediu à população da província do Namibe que preserve o meio ambiente, uma vez que, se ficar poluído, “podemos estar sujeitos a vários problemas de saúde”.

O católico reconheceu que o homem é o principal causador da destruição do meio ambiente, tendo mencionado, entre os problemas ambientais, a desertific­ação, uma realidade vivida na cidade do Tômbwa.António Jaka disse acreditar que ainda há tempo para a inversão da situação, pelo que todas as pessoas devem dar o seu contributo.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Bispos convidou população a conservare­m a natureza
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Bispos convidou população a conservare­m a natureza

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola