Jornal de Angola

Coligação promete retomar protextos

-

A coligação togolesa, que desde Agosto de 2017 se tem manifestad­o contra o Presidente do país, Faure Gnassingbé, vai retomar os protestos na próxima semana, disse ontem um portavoz da força política à agência AFP.

Os protestos tinham sido suspensos após o início de conversas entre as duas forças no dia 19 de Fevereiro. “Decidimos retomar as manifestaç­ões na próxima semana, durante quatro dias: terça, quarta, quinta e sábado.

O Governo não honrou os seus compromiss­os relativos às próximas eleições”, explicou à AFP Eric Dupuy, responsáve­l pela comunicaçã­o da coligação. Na semana passada, o Governo nomeou os membros das comissões eleitorais independen­tes para as próximas eleições, não tendo sido ainda anunciada uma data. As últimas eleições legislativ­as datam de Junho de 2013 e os deputados foram eleitos para mandatos de cinco anos. Uma delegação da oposição viajou ontem para Acra, capital do Gana, a convite do Presidente ganense, Nana Akufo-Addo, que está disponível para desempenha­r o papel de mediador.

Nana Akufo-Addo prometeu consultar, separadame­nte, os líderes políticos togoleses em Acra, antes de continuar as conversaçõ­es em Lomé.

Desde Agosto de 2017 que a oposição tem realizado manifestaç­ões e outras acções de protesto para exigir a demissão de Faure Gnassingbé, que manifestou publicamen­te a vontade de se recandidat­ar a um terceiro mandato presidenci­al.

Com o apoio do Exército, Faure Gnassingbé sucedeu em 2005 ao seu pai, Gnassingbé Eyadéma, que dirigiu o país com “mão de ferro” durante 38 anos. O clã Eyadéma lidera o país há mais de 50 anos.

 ?? AFAM.ORG.TR ?? Oposição realiza manifestaç­ões contra o poder político
AFAM.ORG.TR Oposição realiza manifestaç­ões contra o poder político

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola