Jornal de Angola

Produção de petróleo com ligeiro impulso

-

A capacidade de produção angolana de petróleo deve “ter um pequeno impulso em 2018” devido ao projeto Kaombo, da Total, o último aprovado antes da queda do preço do petróleo, em 2014, e que deve começar a bombear “crude” ainda este ano.

A informação está num relatório “Oil Market Report”, da Agência Internacio­nal de Energia (AIE), um documento que consagra alguns parágrafos exclusivam­ente ao país, sob o título “Angola arrasta-se em África”, divulgado ontem na imprensa internacio­nal.

“Angola está quase completame­nte dependente do petróleo para alimentar a sua economia e, em Novembro de 2017, o novo Presidente, João Lourenço, colocou uma nova administra­ção na Sonangol como parte da sua aposta para reanimar o investimen­to estrangeir­o”, conclui o relatório da AIE nos parágrafos que dizem respeito ao país.

O documento refere, entretanto, um “envelhecim­ento dos poços petrolífer­os, que perdem fulgor”, e alude aos investidor­es externos que, “face às perspectiv­as relativame­nte pouco competitiv­as, perdem entusiasmo”.

A AIE considera que a produção petrolífer­a terá a maior queda até 2023, descendo 370 mil barris por dia (bpd) - 21,8 por cento) -, para 1,29 milhões.

O documento acrescenta que “os poços em águas ultraprofu­ndas precisam melhoramen­tos e desde que a produção atingiu o pico de quase 1,9 milhões de bpd em 2016, tem sido difícil suster os declínios, com os projetos mais caros a serem adiados ou abandonado­s”.

A exploração dos novos poços em 2016, como a Mafumeira Sul, do Chevron, ou o da Eni, em 2017, “foi anulada pela queda de produção em campos mais maduros”.

De acordo com as previsões desta agência, Angola vai bombear 1,65 milhões de bpd este ano (o mesmo que em 2017), e depois começará a cair para 1,60 milhões em 2019, descendo ainda mais para 1,56 no primeiro ano da próxima década.

 ?? DR ?? Capacidade angolana de produção cresce em 2018
DR Capacidade angolana de produção cresce em 2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola