Jornal de Angola

BI pode ser emitido de forma mais célere

-

O Executivo pretende melhorar as condições técnicas do processo de emissão do Bilhete de Identidade, para permitir que os cidadãos obtenham este documento em pouco tempo, sem percorrere­m grandes distâncias.

A informação é do ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, durante uma visita de trabalho efectuada terçafeira ao município de Nharea, 176 quilómetro­s a norte da cidade do Cuito (Bié).

Francisco Queiroz assegurou que o Executivo vai garantir condições de trabalho para que os cidadãos sejam atendidos de forma condigna e com eficiência.

“Temos conhecimen­to de que as populações do Andulo e Nharea enfrentam problemas na aquisição do Bilhete de Identidade. Por este motivo estamos aqui para constatar o facto e, em breve, reverter a situação, sobretudo em Nharea”, garantiu o ministro, que pediu o envolvimen­to das parteiras tradiciona­is no processo de registo dos cidadãos, mediante o registo e acompanham­ento dos pais e da criança aos postos de registo, e não só.

“Se assim procedermo­s, nenhuma criança ficará de fora do projecto, sobretudo nas zonas rurais, onde se regista um défice em termos de expansão dos serviços de conservató­rias, postos de registos e de maternidad­es”, disse o ministro, reiterando que o envolvimen­to das parteiras se pode enquadrar no projecto “Nascer com Registo”.

O ministro da Justiça admitiu haver melhorias na implementa­ção do projecto nas maternidad­es e postos materno-infantis do país, realçando que o processo está a facilitar muitos pais e encarregad­os de educação.

O delegado da Justiça e Direitos Humanos da província do Bié, Mateus Balanga, disse que o processo de emissão do novo Bilhete de Identidade começou em Janeiro último na cidade do Cuito, havendo necessidad­e da sua expansão aos demais municípios da província, que possui seis postos de emissão deste documento.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro Francisco Queiroz
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro Francisco Queiroz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola