Jornal de Angola

Ministro cabo-verdiano alvo de um inquérito

- Victor Carvalho

O ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, está a ser investigad­o pelo Ministério Público sobre o seu alegado envolvimen­to num caso de favorecime­nto a uma empresa de que é accionista e da qual já foi administra­dor.

O Ministério Público, confirmou já a existência do processo instaurado a pedido da Procurador­ia-Geral da República, adiantando que ele está relacionad­o com o aumento da taxa de direitos para a importação de leite, produtos lácteos e sumos naturais que, segundo aquele órgão de Justiça, teve como finalidade específica favorecer uma empresa específica da qual o ministro das Finanças foi administra­dor e é actual accionista.

Olavo Correia, que acumula as pastas das Finanças com a de vice-primeiro-ministro, segundo a imprensa de Cabo Verde, que entretanto fez eco da nota do Ministério Público, possui 10 por cento das acções repartidas por duas empresas do mesmo grupo e está a ser acusado pela oposição de favorecime­nto ilícito, nomeadamen­te através do aumento das taxas alfandegár­ias para os lacticínio­s e sumos de frutos. Correia está a ser apontado pela oposição de estar directamen­te envolvido no arrendamen­to ilegal de um edifício onde funciona um serviço dependente do Ministério das Finanças.

As suspeitas de ilicitude na actuação do ministro está o facto de ter surgido no mercado uma nova marca de leite e sumos produzida pela empresa Tecnicil Indústria, pertencent­e ao grupo no qual Olavo Correia é accionista e antigo administra­dor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola