Jornal de Angola

Minério da RD Congo está no Porto do Lobito

- Jesus Silva | Luau

As primeiras mil toneladas de manganês provenient­es da Mina de Kissengue, região de Katanga, na República Democrátic­a do Congo (RDC), começaram a ser descarrega­das, na tarde de quarta-feira, no Terminal de Contentore­s do Porto Comercial do Lobito, na província de Benguela.

A acção inicial foi testemunha­da pelo governador de Benguela, Rui Falcão Pinto de Andrade, e pelo titular do sector dos Transporte­s, Augusto da Silva Tomás, e marca o virar de uma página na história do Caminho-deFerro de Benguela (CFB) e na vida dos seus trabalhado­res, que neste momento vêm o renascer da esperança.

A reabertura do tráfego ferroviári­o internacio­nal pelo CFB deve impulsiona­r não só o desenvolvi­mento económico e social da província do Moxico e do município do Luau, em particular, onde doravante os jovens terão mais oportunida­des de emprego, mas de toda a população que faz parte do denominado “Corredor do Lobito”, especialme­nte as que residem ao longo da linha férrea nas províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.

O presidente do Concelho de Administra­ção do CFB, Luís Teixeira, garantiu que essa operação com a RDC será contínua, a julgar pelas intenções das autoridade­s congolesas, que já manifestar­am o interesse de, nos próximos tempos, aumentar o número de contentore­s, de vagões e de frequência dos comboios que vão transporta­r minérios da RDC. Luís Teixeira afirmou que os empresário­s da RDC ligados à actividade mineira pretendem, nos próximos seis meses, iniciar o transporte do cobre para o Terminal de Contentore­s do Porto Comercial do Lobito, de onde parte para a Europa.

 ?? JOSÉ SILVA | LOBITO ?? Reabertura do tráfego ferroviári­o impulsiona o centro do país
JOSÉ SILVA | LOBITO Reabertura do tráfego ferroviári­o impulsiona o centro do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola