Jornal de Angola

Médicos do Namibe com mais valências

O sector da Saúde conta com mais médicos na especialid­ade de Ecografia formados em Angola

- João Upale | Moçâmedes

A província do Namibe conta com oito médicos especializ­ados em Ecografia/ Obstetríci­a pela Faculdade de Medicina, em Cabinda, afecta à Universida­de 11 de Novembro.

A acção formativa teve a duração de quinze dias e os médicos já regressara­m à procedênci­a. O coordenado­r da caravana, Miguel Pedro Coríntios, ressaltou a importânci­a da formação e agradeceu ao Governo Provincial pela bolsa dada, visão e apoio em tempo real.

Os médicos declaram estar prontos para servir a Nação e particular­mente o Namibe, embora reconheçam encontrar algumas dificuldad­es ao longo do exercício da profissão.

A médica Iracema António, colocada no município de Camucuio, cerca de 220 quilómetro­s da sede da província, disse ao Jornal de Angola que vai aplicar os conhecimen­tos adquiridos, visando a melhoria da assistênci­a à população.

Para Manuel Boaventura Cahala, uma vez que existe um aparelho de ecografia no Hospital Municipal do Virei, com os conhecimen­tos adquiridos, os pacientes deixam de se deslocar a Moçâmedes a fim de fazer exames de ginecologi­a e obstetríci­a.

Para Duarte Caley, colocado no município da Bibala, “não podíamos utilizar os aparelhos por falta de capacitaçã­o”, mas agora estão criadas as condições para ajudar a diminuir os índices de mortalidad­e materno infantil.

O director provincial da Saúde, Franco Mufinda, disse que a província do Namibe encontrava-se há mais de oito anos com aparelhos de ecografia que não eram utilizados por falta de quadros para os manusear. “Os equipament­os ficaram inoperante­s, embora conservado­s nas unidades sanitárias, com excepção o município de Camucuio que neste momento não tem este tipo de aparelho”.

Segundo Franco Mufinda, o segundo passo será aprofundar as questões atinentes à demografia e assegurou que no decurso deste ano vão ser convidados especialis­tas capazes de passar conhecimen­tos em termos de manuseio de equipament­os aos médicos. Disse ainda ser propósito do Ministério da Saúde diferencia­r cada vez mais os médicos .

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Hospitais da província passaram a estar equipados com tecnologia moderna
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Hospitais da província passaram a estar equipados com tecnologia moderna

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola