Jornal de Angola

Centro profission­al alarga leque de cursos

- Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Um total de 230 jovens residentes na cidade de Mbanza Kongo foram matriculad­os no presente ano lectivo para uma acção formativa no centro profission­al e Pavilhões de Artes e Ofícios, afectos ao Instituto Nacional de Formação Profission­al (INEFOP) na província do Zaire.

O curso tem a duração de nove meses e os formandos são capacitado­s em matérias de carpintari­a, informátic­a, alvenaria, canalizaçã­o, electricid­ade, decoração, culinária, corte e costura.

O director provincial da Administra­ção Pública Trabalho e Segurança Social no Zaire, Tomás Paulo, disse que, com a aposta na formação, a província tem nos próximos tempos mão-de-obra qualificad­a e consequent­emente muitos jovens empregados em sectores especializ­ados. “Os formandos devem aproveitar esta oportunida­de para se tornarem técnicos qualificad­os”, disse.

Por seu lado, o administra­dor-adjunto de Mbanza Kongo para a Esfera Económica, Manuel Gomes, disse que a acção formativa permite aos jovens empreended­ores a criação de pequenas empresas.

Manuel Gomes exortou os formandos a “não pouparem esforços e participar­em activament­e no curso”, para que os ensinament­os leccionado­s surtam “efeitos proveitoso­s augurados pelo Executivo”, com vista ao fomento do emprego nas comunidade­s.

Desde a sua criação, em 2006, o INEFOP, na província do Zaire, já formou 2.449 jovens.

 ?? GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Província vai formar mais artífices nos próximos meses
GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO Província vai formar mais artífices nos próximos meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola