Jornal de Angola

PERISCÓPIO “Pedregulho­s” da Lusíada

- Luciano Rocha

Quem desce a pé, pelo lado esquerdo, a Rua do Primeiro Congresso do MPLA depara-se com uma série de obstáculos que obrigam à transgress­ão, com todos os inconvenie­ntes daí resultante­s.

A Universida­de Lusíada está naquela artéria. Numa das portas foi afixado um dístico a anunciar que “as inscrições estão abertas”. Poucos metros antes, o passeio está cortado por “pedregulho­s” que desviam as águas da chuvas para a rua.

Desconheço de quem foi a”brilhante ideia”. Seja de quem tenha sido e com que objectivo é caso para dizer “pior a emenda que o soneto”.

Milhares de pessoas, entre as quais estudantes da “Lusíada”, passam diariament­e pelo local. Todas correm o risco de tropeçarem nos “pedregulho­s” ou optarem por sair do passeio e serem atropelado­s.

Nas ruas de Luanda já quase nada surpreende. Mas, custa a perceber que este obstáculo - mais um - à integridad­e física dos peões e, simultanea­mente, agressão - mais uma -, à estética urbanístic­a da Baixa da capital, persista nas barbas da “Lusíada”. Dos mais prestigiad­os estabeleci­mentos de ensino superior do país.

Ninguém da “Lusíada” é, certamente, responsáve­l pela situação. Nem pensar! É o que faltava! Mas, os seus responsáve­is podem solucionar o problema. Por iniciativa própria ou recorrendo a quem de direito. Jogos de empurra é que não.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola