Jornal de Angola

Interclube quer triunfar para manter a liderança

“Polícias” estão motivados para receberem e vencerem os “sambilas” hoje às 15h00 no estádio 22 de Junho

- Amândio Clemente

O dérbi luandense entre Interclube e Progresso Sambizanga abre, hoje à 15h00, no estádio 22 de Junho, a disputa da sexta jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola Zap, com a formação afecta à Polícia Nacional a perseguir a vitória, na pretensão de manter a liderança isolada da classifica­ção.

Um duelo que se antevê equilibrad­o, apesar do facto de o Interclube jogar no seu reduto conferir-lhe algum favoritism­o, que é reforçado pelo excelente percurso neste terço da prova, que o coloca na liderança isolada da competição. Os “polícias” em 4 jogos disputados somam três triunfos e um empate, e totalizam dez pontos em 12 possíveis, números motivadore­s para o desafio desta tarde. Paulo Torres e pupilos pretendem manter a senda de vitórias e, consequent­emente, o topo da tabela classifica­tiva.

Mas, o Progresso, com uma arrancada menos conseguida, vai ao 22 de Junho com o propósito de contrariar ao máximo o favoritism­o dos anfitriões. Os "sambilas" amealharam cinco pontos, resultante­s de uma vitória, dois empates e uma derrota. Apesar da desvantage­m em números, Hélder Teixeira e pupilos entram moralizado­s para a partida, depois do triunfo caseiro da ronda anterior frente ao Desportivo da Huíla. Os “sambilas” ambicionam repetir a proeza, embora tenham pela frente o líder da competição e assumido candidato à conquista do ceptro.

Nos últimos quatro desafios entre si, os "sambilas" levam vantagem de uma vitória e três empates. Em 2016, o Progresso venceu (2-1) na primeira volta e empatou sem golos no segundo turno da prova, ao passo que na época passada registaram igualdades nos dois jogos (11 e 0-0). Neste período, os "sambilas" não perdem nas deslocaçõe­s ao Rocha Pinto, cenário que pretendem manter esta época.

Favoritism­o caseiro

A disputa da jornada prossegue amanhã. O Sagrada Esperança recebe o Cuando Cubango FC e o Petro de Luanda mede forças com a Académica do Lobito.

Os diamantífe­ros vão, certamente, tirar partido do factor casa e da falta de experiênci­a do adversário para somar os três pontos e dar início à caminhada rumo ao título, meta traçada para a presente temporada. A formação do Cuando Cubango vai lutar para contrariar o favoritism­o e o maior poderio da equipa da casa, e tentar regressar ao Menongue, pelo menos, com um pontito.

Em Luanda, no Estádio Nacional 11 de Novembro, o Petro de Luanda vai igualmente procurar confirmar o favoritism­o na recepção à Académica do Lobito, tarefa aparenteme­nte fácil que os "estudantes" pretendem tornar difícil, moralizado­s pela vitória da ronda passada sobre o campeão nacional. Em busca do resgate do título, os tricolores vão em busca da terceira vitória para se manterem no encalço do líder, ao passo que para Rui Garcia e pupilos um empate já tem sabor à vitória. Mas, um triunfo também está nas contas da equipa forasteira. Aliás, na época passada, a formação lobitanga criou muitas dificuldad­es a Roberto Bianchi e seus comandados, apesar dos 4-2 finais. Na primeiravo­lta os tricolores tinham vencido no Lobito, por 2-0, números que atestam o favoritism­o da equipa anfitriã.

Encerramen­to escaldante

A jornada encerra no domingo com o jogo 1.º de Agosto-Kabuscorp do Palanca a chamar para si a quase totalidade das atenções. Um dérbi luandense que arrasta multidões, o que certamente voltará a acontecer neste domingo. Os militares vêm de uma derrota fora de casa, mas estão moralizado­s com o triunfo (1-0) sobre o Bidvest na competição africana de clubes.

O Kabuscorp, por seu turno, entra super motivado para o desafio. Com 9 pontos em 4 jogos, a equipa do bairro Palanca quer confirmar o estatuto de candidato frente a um dos concorrent­es. Os militares, cujo percurso inicial na prova é titubeante, persegue a primeira vitória nesta edição do Girabola Zap, depois do empate e derrota nos dois jogos que já disputou, resultados que pressionam o campeão nacional, cujos ferrenhos adeptos exigem a vitória.

Com estes condimento­s, antevê-se desde já uma partida muito equilibrad­a, de desfecho imprevisív­el e com favoritism­o repartido em cinquanta por cento para cada contendor. Neste dia o cartaz fica completo com os seguintes jogos: Recreativo do Libolo-Sporting de Cabinda, Desportivo da Huíla1.º de Maio de Benguela, Domant FC- Bravos do Maquis e Recreativo da Caála-JGM do Huambo.

Os “polícias” em quatro jogos disputados somam três triunfos e um empate, totalizam dez pontos em doze possíveis, números moralizado­res para o jogo desta tarde, no qual beneficiam do factor casa

 ?? M MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Progresso Sambizanga vai tentar travar marcha da equipa afecta ao Ministério do Interior
M MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Progresso Sambizanga vai tentar travar marcha da equipa afecta ao Ministério do Interior

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola