Jornal de Angola

Portos de Antuérpia servem de exemplo

O acordo representa uma forma de manter e reforçar ainda mais a posição da Bélgica como líder de mercado na África Ocidental

-

Os portos de Antuérpia (Bélgica) e de Douala (Camarões) passam a colaborar mais estreitame­nte ao longo dos próximos cinco anos, no âmbito do “Acordo de Cooperação” assinado quartafeir­a, em Douala, durante uma visita prolongada de representa­ntes do Porto de Antuérpia aos Camarões.

A autoridade portuária de Douala está a contar com a forte experiênci­a de Antuérpia, de modo a impulsiona­r a eficiência das suas operações portuárias, entre outros aspectos. Para os belgas, o acordo representa uma forma de manter e reforçar ainda mais a sua posição como líder de mercado na África Ocidental e Central.

O memorando de entendimen­to foi assinado por Cyrus Ngo’o, presidente do Porto Autónomo de Douala, e por Marc Van Peel e Kristof Waterschoo­t, presidente e director-geral do APEC (Centro de Formação do Porto de Antuérpia) e do PAI (Port of Antwerp Internatio­nal), respectiva­mente, as duas empresas subsidiári­as da Autoridade Portuária de Antuérpia responsáve­is, entre outros aspectos, pela formação de profission­ais marítimos e por tarefas de consultori­a em portos estrangeir­os.

Esta semana, a Autoridade Portuária de Antuérpia organizou também uma exposição itinerante nos Camarões com uma grande delegação da comunidade portuária de Antuérpia. Esta é a segunda vez que o porto realiza uma exposição itinerante em África e não foi por mero acaso que a escolha tenha recaído nos Camarões.

“Com as suas exportaçõe­s de matérias, como madeira e o cacau, os Camarões têm um grande potencial em Antuérpia que já tem intervenie­ntes activos nestes segmentos”, declarou o vereador do porto, Marc Van Peel. “Além disso, o porto tem um bom equilíbrio entre as importaçõe­s e as exportaçõe­s, que já é uma caracterís­tica diferencia­dora de Antuérpia”, prosseguiu.

O porto de Douala encontra-se na margem do rio Wouri e é o principal porto da zona económica CEMAC (Comunidade Económica e Monetária da África Ocidental). Em 2016, movimentou um volume de carga de cerca de 12 milhões de toneladas. No entanto, o porto está agora na sua capacidade máxima, tendo assim interesse em apelar à experiênci­a de Antuérpia de modo a expandir a sua capacidade.

Ao abrigo do MoU, o APEC vai avaliar a possibilid­ade de organizar cursos de formação para trabalhado­res do porto, com o objectivo de maximizar a eficiência das operações portuárias. Entretanto, o APEC que já ajudou a firmar de profission­ais portuários de Douala, vai proporcion­ar seminários e cursos de formação padrão.

Consultore­s da PAI vão também contribuir, com a sua experiênci­a, para fazer uma utilização mais eficiente da área portuária disponível. Finalmente, o acordo inclui compromiss­os na área do marketing, troca de informaçõe­s e boas práticas e organizaçã­o de eventos comerciais conjuntos.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Douala é o principal porto da Comunidade Económica e Monetária da África Ocidental
EDIÇÕES NOVEMBRO Douala é o principal porto da Comunidade Económica e Monetária da África Ocidental

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola