Jornal de Angola

Mulheres artistas pedem mais apoios para o teatro

- Roque Silva

Directoras, encenadora­s e actrizes pediram, quintafeir­a, em Luanda, mais salas para a apresentaç­ão de peças de teatro, apoio financeiro e o reforço da ajuda institucio­nal do Ministério da Cultura à classe, visando incentivar os artistas e garantir melhor qualidade aos espectácul­os.

As mulheres da arte de representa­r expressara­m as suas pretensões no encerramen­to do Segundo Festival de Teatro “Festeatro Mulher”, que decorreu durante uma semana no Centro de Conferênci­as de Belas, no qual participar­am 13 companhias e foram homenagead­as 20 artistas.

Vitória Soares, ex-actriz e directora do grupo Oásis da Força Aérea Nacional, é de opinião que ao sector cultural, ao teatro em particular, devem ser canalizado­s mais investimen­tos, sobretudo no domínio das infra-estruturas, nomeadamen­te a construção de salas convencion­ais e a reabilitaç­ão dos poucos espaços existentes. Mencionou o caso da Liga Africana, emprestada há mais de 30 anos ao teatro e considerou impossível desenvolve­r o teatro com salas adaptadas e sem as mínimas condições exigíveis.

Vitória Soares disse desejar ver a conclusão, para breve, do Teatro Avenida, que entrou em obras há 10 anos, para maior valorizaçã­o do trabalho de actores e encenadore­s.

“Os fazedores de teatro merecem mais dignidade, pois são parceiros do Estado na transmissã­o de valores cívicos. Hoje há teatro no país por amor, porque a realidade actual é um convite a abandonar”.

A encenadora Elaine Coiombo reconheceu o apoio institucio­nal do Ministério da Cultura em alguns projectos e é de opinião que os empresário­s “só ajudam quando aquele organismo do Executivo os solicita”. Já para a actriz Cláudia Pucuta as artes cénicas são um baluarte da defesa da integridad­e territoria­l, daí a necessidad­e da protecção das companhias e das suas criações.

Quinta-feira, no encerramen­to do festival, foram homenagead­as pela persistênc­ia as directoras Vitória Soares, Isabel Bernardo e Celina Coluna, a encenadora Elaine Caiombo e as actrizes Maria de Fátima, Suelma Mário, Cláudia Pucuta, Zulmira Brito, Deodete Collsoul, Neusa Marlene, Patrícia Morais, Elsa Quintas, Mariana António, Mansela Rodrigues, Elisa Basolua, Rosa Cecília, Nelma Nunes, Liliana Costa, Felipa Mapa e Gracieth de Jesus.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Actriz Cláudia Pucuta defende novos incentivos às artes cénicas
EDIÇÕES NOVEMBRO Actriz Cláudia Pucuta defende novos incentivos às artes cénicas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola