Jornal de Angola

Sector da Saúde informatiz­a todas unidades hospitalar­es

- Leonor Mabiala | Cabinda

Unidades hospitalar­es da província de Cabinda vão ser equipadas ainda este mês com meios informátic­os para automatiza­r os serviços de atendiment­o aos pacientes, informou, ontem, ao Jornal

de Angola a directora provincial da Saúde Carlota Tati. Nesta perspectiv­a, a Direcção Provincial da Saúde em Cabinda recebeu já, da estrutura central em Luanda, 295 equipament­os diversos de informátic­a, à luz do Programa do Executivo de informatiz­ação das unidades hospitalar­es do país.

“O material que recebemos é para ser instalado em todas unidades sanitárias da província com vista a reduzir o uso do papel e permitir que os médicos e outros profission­ais em serviço tenham acesso à toda informação dos pacientes, quer nos bancos de urgência quer em outros serviços”, disse Carlota Tati.

Segundo aquela directora, a estratégia visa, acima de tudo, interligar todos os serviços dos centros hospitalar­es para que, em tempo real, se possa obter informação sobre o número de pacientes internados, os que obtiveram alta, fármacos em falta ou os que estão em escassez. “O objectivo primordial é dar suporte a um sistema de gestão mais equilibrad­o dos serviços hospitalar­es”, frisou.

A directora provincial da Saúde Carlota Tati considerou de mais-valia os equipament­os recebidos do Ministério de tutela, já que “vão permitir a conexão de todos serviços nas diversas unidades sanitárias e facilitar o trabalho interno e externo dos técnicos”.

A responsáve­l anunciou a realização, nos próximos dias, de acções de capacitaçã­o aos funcionári­os, em matéria de gestão informátic­a, para muni-los de conhecimen­tos ligados às novas tecnologia­s de informação.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Centros médicos em Cabinda estarão melhor equipados
EDIÇÕES NOVEMBRO Centros médicos em Cabinda estarão melhor equipados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola