Jornal de Angola

Crimes transfront­eiriços preocupam autoridade­s

-

O Conselho Consultivo Alargado da Delegação do Ministério do Interior na Província do Cunene recomendou ao SME, à Polícia Fiscal e à Polícia de Guarda Fronteira mais acções para conter os crimes transfront­eiriços.

A necessidad­e de os órgãos operativos que trabalham ao longo da fronteira comum com a Namíbia incrementa­rem com rigor e responsabi­lidade o controlo dos postos fronteiriç­os foi recomendad­a pelos participan­tes na reunião, que pediram o registo de cidadãos residentes ao longo da fronteira para inibir a tentativa de acções migratória­s ilegais, protagoniz­adas por cidadãos de várias nacionalid­ades.

No comunicado final, os participan­tes defenderam a regulariza­ção da entrada, permanênci­a e saída de estrangeir­os do país, como forma de manter a integridad­e territoria­l.

Ao longo do ano passado foram registados na fronteira com a Namíbia 676 violações, que resultaram na interpelaç­ão de 1.527 violadores, sendo 1.994 nacionais e 33 estrangeir­os.

O Conselho Consultivo concluiu que a situação delituosa na província está controlada. Constatara­m a diminuição dos índices de criminalid­ade, com o registo de 1.346 crimes em 2017, contra os 2.570 do período anterior.

Em relação aos índices de sinistrali­dade rodoviária, foram registados 264 acidentes de viação, que tiveram como consequênc­ia 39 mortos, 311 feridos e danos materiais avaliados em 192.846.200 kwanzas.

Os membros do Conselho Consultivo defenderam o reforço das acções de sensibiliz­ação, prevenção e controlo do tráfego rodoviário e manifestar­am-se preocupado­s com a destruição dos sinais de trânsito ao longo da Estrada Nacional 105.

Às forças policiais foi solicitada a intensific­ação de acções de combate à fuga ao fisco, furto e roubo de gado.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A província do Cunene tem uma extensa fronteira com a Namíbia
EDIÇÕES NOVEMBRO A província do Cunene tem uma extensa fronteira com a Namíbia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola