Jornal de Angola

Reino Unido financia ala em prisão da Nigéria

-

O Reino Unido anunciou a decisão de financiar a construção de uma ala numa prisão na Nigéria para onde tenciona transferir presos deste país que se encontram a cumprir pena no seu território.

Segundo o ministro britânico dos Negócios Estrangeir­os, Boris Johnson, está já disponível uma verba de um milhão de dólares para a construção de 112 celas num anexo da penitenciá­ria de Kiri Kiri, localizada na cidade de Lagos.

De acordo com o mesmo responsáve­l, existe já elaborada uma lista de nigerianos detidos no Reino Unido candidatos a beneficiar desta medida para cumprirem no seu país o que ainda resta das penas a que foram condenados pela prática do mais variado tipo de crimes.

O Reino Unido e a Nigéria assinaram em 2014 um acordo para a transferên­cia de prisioneir­os, de um país para o outro, ao abrigo do qual foi agora decidida a construção do referido anexo na penitenciá­ria de Kiri Kiri.

De acordo com o Ministério da Justiça do Reino Unido encontram-se actualment­e detidos no país 320 nigerianos, o que correspond­e a 3 por cento do total dos prisioneir­os estrangeir­os existentes no país.

Boris Johnson, ao anunciar esta medida, adiantou que ela se insere no esforço que o Reino Unido está a fazer para ajudar a melhorar a capacidade do sistema prisional da Nigéria.

Segundo as últimas estimativa­s disponívei­s, no final de 2016 encontrava­m-se detidos cerca de 10 mil estrangeir­os no Reino Unido, 19 por cento dos quais são africanos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola