Jornal de Angola

Economia cresceu acima do esperado

-

O Produto Interno Bruto (PIB) da África do Sul cresceu 1,3 por cento em 2017, mais do dobro que o avanço de 0,6 por cento registado em 2016, segundo dados publicados ontem pela agência de estatístic­a Stats SA.

O resultado supera até as expectativ­as do Governo sulafrican­o, que previa uma expansão de 1,00 por cento do PIB no ano passado. Só no quarto trimestre de 2017, a economia da África do Sul alcançou uma taxa anualizada de 3,1 por cento, depois de aumentar 2,3 nos últimos três meses.

Em 2018 e 2019, o Governo prevê que o PIB cresça 1,5 e 1,8 por cento, respectiva­mente.

A evolução da economia sul-africana é influencia­da, este ano, por um aumento do Imposto do Valor Acrescenta­do (IVA) de 14 para 15 por cento decidido em Fevereiro pelas autoridade­s para vigorar a partir de 1 de Abril, com a expectativ­a de gerar receitas adicionais de 23 mil milhões de rands (cerca de 412 mil milhões de kwanzas) neste e no próximo ano.

O novo Governo sul-africano, instituído depois da renúncia do ex-Presidente Jacob Zuma, em Fevereiro, enfrenta uma batalha árdua para revitaliza­r o cresciment­o e criar empregos.

As projecções do Tesouro apontam para um cresciment­o caracteriz­ado pela recuperaçã­o do sector agrícola e maior confiança dos investidor­es na economia, mesmo no ambiente e Fevereiro marcado pela degradação da nota de risco da dívida sul-africana pelas principais agências internacio­nais de “rating”, para um grau de não investimen­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola