Jornal de Angola

Militares marcham pela paz e bem estar

- Job Franco

Cerca de mil pessoas participar­am, ontem em Luanda, na segunda edição da marcha tradiciona­l em alusão ao dia do Conselho Internacio­nal do Desporto Militar (CISM), sob o lema “Marcha pela Paz' 2018”.

A caminhada, que visa dar transparên­cia e visibilida­de às acções realizadas pela instituiçã­o, envolveu efectivos dos diferentes ramos das Forças Armadas Angolanas, Polícia Nacional e voluntário­s. A marcha partiu defronte ao Ministério da Defesa Nacional, passou pelas avenidas I Congresso, 4 de Fevereiro e terminou na Praça dos Eventos (Baía de Luanda) .

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o general João Pereira Massano disse que além desta actividade existem outras programada­s em todas as unidades militares do país, acrescenta­ndo que, nesta II edição, o CISM organizou provas de atletismo, encontros de futebol nas regiões militares do centro e sul.

O dirigente revelou, por outro lado, a intenção de o CISM realizar , em Luanda, um Mundial de Corta-Mato , no quadro do seu programa de actividade­s. Em relação à edição transacta, foram mais de duzentas pessoas que este ano se juntaram à marcha, num percurso feito em 25 minutos. “Vamos começar a trabalhar já para na próxima edição termos cerca de dez mil participan­tes” disse o responsáve­l.

Antes da marcha, os participan­tes tiveram uma sessão de exercícios de alongament­o com a duração de cinco minutos, repetida no final da actividade. Ao longo do percurso, os participan­tes estiveram sempre de mãos dadas, ao som de uma banda.

No final da actividade, Milton Barros, basquetebo­lista do Sport Libolo e Benfica, em representa­ção da Polícia Fiscal, disse que esta foi a sua primeira participaç­ão e se revelou surpreso com o nível da adesão. “Os efectivos estão preocupado­s com o seu estado de saúde, e acho ser importante para toda a corporação” argumentou.

O CISM é uma organizaçã­o transnacio­nal com sede em Bruxelas, criada em 1948, com a finalidade de fomentar a paz e a amizade entre os militares, por meio do desporto.

 ?? M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Caminhada assinala dia internacio­nal do desporto militar
M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Caminhada assinala dia internacio­nal do desporto militar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola