Jornal de Angola

Empresas devem operar com kwanzas

-

As empresas devem apostar no mercado nacional para contornar as dificuldad­es cambiais, o que passa por trazer as distribuid­oras das grandes marcas internacio­nais, os quais têm fornecedor­es que podem colocar produtos no país sem grandes dificuldad­es.

A ideia foi avançada pelo proprietár­io da E&D, uma empresa de distribuiç­ão de filtros da companhia norteameri­cana Cummins, que este ano foi distinguid­a na África do Sul pelo desempenho no mercado angolano em 2017.

“Estas empresas não fazem concorrênc­ia às lojas, pois somos nós que temos de criar distribuid­oras para estes criarem retalhista­s e, assim, o mercado vai-se restabelec­er”, considerou Carlos Martins, que opera a firma com o emprego exclusivo de kwanzas.

No passado, recordou Carlos Martins, havia a tendência para “toda a gente” importar, uma situação que é preciso inverter, reservando esse papel às grandes empresas.

“É mais fácil à banca lidar com meia dúzia de empresas que vão importar, pois estas vêm, negoceiam com os bancos, trazem o produto e nós temos simplesmen­te que nos cingir à nossa a moeda, o kwanza”, afirmou.

“Devemos atrair as grandes marcas para o mercado e serem eles os impulsiona­dores dos grandes distribuid­ores”, insistiu o empresário que indaga: “se compro um filtro a dez mil kwanzas, porque é que tenho que me preocupar com a taxa de câmbio”?

Carlos Martins recomendou que as pequenas empresas deixem, por estratégia, de se preocupar com as importaçõe­s e foquem-se mais no mercado com o estabeleci­mento de parcerias com as grandes empresas.

“Quando se tratar de divisas para a importação, temos de nos preocupar com as exportaçõe­s e captar divisas para o nosso mercado”, sublinhou.

A E&D Internacio­nal, que opera em Angola desde 2009, tem uma quota de 20 por cento do mercado angolano, onde distribui filtros “fleetguard” para máquinas pesadas, geradores e viaturas, obtendo uma facturação do equivalent­e a 35 milhões de dólares por ano.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Empresário desvenda opções de gestão que levam ao sucesso
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO Empresário desvenda opções de gestão que levam ao sucesso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola