Jornal de Angola

Angola elimina Marrocos

“Cinco” Nacional derrota similar de Marrocos e disputa qualificaç­ão para a Argentina com o Egipto

- António Cristovão

Um golo de Wareny nos segundos finais do desafio deu o triunfo, por 2-1, sobre a similar de Marrocos, e confirmou, ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela, a qualificaç­ão da Selecção Nacional Sub-18 de futsal para a última eliminatór­ia de apuramento para a fase final da 3.ª edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, a decorrer na cidade de Buenos Aires, Argentina, de 8 a 16 de Outubro.

Ao intervalo, as selecções encontrava­m-se empatadas a uma bola. O autor do golo da vitória aproveitou uma desatenção da defesa marroquina, para desfazer a igualdade que persistia, no encontro bastante equilibrad­o, onde o “cinco” nacional jogou desconcent­rado e acusou algum nervosismo durante o tempo regulament­ar.

Antes, aos 36 minutos, depois de driblar um defensor, Wareny inconforma­do com a igualdade rematou forte, mas bola embateu no poste esquerdo do guardarede­s Afroun Zaid, que já se encontrava batido.

O primeiro golo e Selecção Nacional, que fez a igualdade, foi apontado por Lukinha, aos 19 minutos, após assistênci­a de Branquinho, que colocou a bola no segundo poste.

O marroquino Rharb Youssef abriu o marcador, aos 10 minutos, em consequênc­ia de uma falha de marcação do sector defensivo do “cinco” nacional. Depois de um período menos bom do “cinco” nacional na primeira parte, da etapa complement­ar o técnico Rui Sampaio efectuou várias alterações na equipa, que provocaram a ascensão dos marroquino­s que quase desfaziam a igualdade. Angolanos e marroquino­s desperdiça­ram excelentes oportunida­des de golo, devido à falta de eficácia dos seus dianteiros.

Os adversário­s só não marcaram mais golos devido à frieza e concentraç­ão do guarda-redes Gomito, que soube corrigir as falhas dos companheir­os do sector defensivo.

Durante o tempo regulament­ar, a selecção marroquina mostrou ser uma equipa bem estruturad­a nos aspectos táctico e com bastante experiênci­a competitiv­a. Aliás, quando se encontrava­m em vantagem no marcador, os seus jogadores faziam algumas artimanhas para irritar o conjunto angolano.

No primeiro jogo disputado no dia 25 de Fevereiro, no pavilhão de Rabat, as selecções empataram a três golos.

Com este resultado, o “cinco” nacional joga no próximo dia 13 de Abril com a selecção do Egipto, que venceu Moçambique por 2-1, no Cairo, para a segunda mão.

Para este desafio da última eliminatór­ia, a Selecção Nacional começa os trabalhos de preparação no próximo dia 26 deste mês, no pavilhão da Cidadela.

Na primeira-mão da eliminatór­ia disputada há 15 dias, os egípcios derrotaram os adversário­s, por 4-3, no pavilhão do Maxaquene, na cidade de Maputo.

Ficha Técnica

Ibrahim Fagge Umar, da Nigéria, foi o árbitro principal, tendo como segundo juiz assistente Ndubuisi Ukah (Nigéria) nomeados pela Confederaç­ão Africana de Futebol (CAF). O nigeriano Dung Davon foi o terceiro árbitro do encontro.

Pela Selecção Nacional jogaram : Gomito (guardarede­s), Leo, Ruizinho, Branquinho (Cap) e Wareny. Jogaram ainda: Nelsinho, Lukinha, Vasco, Vedo e Delgado. Treinador: Rui Sampaio (angolano).

Marrocos alinhou com Abroun Zaid, Rifi Youssef, Rharb Youssef, Zemrani Anouar e Zouaki Bilal. Jogaram também Faz Issam (Cap), Maamouri Ayoub, El Ballaoufi Nizar, Laily Chouaib. Treinador: Mouanis Hicham (hispano-marroquino).

O autor do golo da vitória aproveitou uma desatenção do sector defensivo marroquino, para desfazer a igualdade que persistia, no encontro bastante equilibrad­o

 ?? M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jogadores angolanos estão mais perto da vaga para os Jogos Olímpicos da Juventude
M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Jogadores angolanos estão mais perto da vaga para os Jogos Olímpicos da Juventude

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola