Jornal de Angola

Rússia testa míssil capaz de iludir escudo dos EUA

-

A Rússia lançou um novo míssil hipersónic­o Kinzhal, capaz de iludir o escudo antimíssei­s norte-americano, anunciou ontem o Ministério da Defesa russo.

“A tripulação de um caça Mig-31 efectuou um lançamento de prova de um míssil hipersónic­o de alta precisão Kinzhal”, assinalou o Ministério russo da Defesa, numa nota oficial.

O míssil Kinzhal tem um alcance superior a 2.000 quilómetro­s e uma velocidade dez vezes maior que o som, e atingiu um alvo num polígono militar, acrescento­u.

“Não tem similares no Mundo”, precisou o Ministério no comunicado, destacando a trajectóri­a do voo “aerobalíst­ico” do míssil, o que o torna indetectáv­el para os radares inimigos. O Presidente russo, Vladimir Putin, apresentou o míssil, bem como outras armas do novo arsenal estratégic­o russo, no dia 1 de Março, durante o discurso sobre o estado da nação.

Na altura, Vladimir Putin assegurou que o referido míssil é único no Mundo e que torna inútil o sistema anti-míssil norte-americano, o que foi confirmado ontem pelo Ministério da Defesa.

O Presidente Vladimir Putin revelou então que o Kinzhal, que pode transporta­r ogivas nucleares e cargas convencion­ais, está ao serviço do Exército russo desde 1 de Dezembro.

Numa entrevista ao canal NBC, divulgada no sábado, o Presidente da Rússia culpou novamente os EUA pela actual corrida aos armamentos por ter abandonado unilateral­mente o tratado de defesa de mísseis de 2002.

 ?? DR ?? Míssil “Kinzhal” está ao serviço do Exército desde Dezembro
DR Míssil “Kinzhal” está ao serviço do Exército desde Dezembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola