Jornal de Angola

Governo de Seul reconhece esforço

-

Um responsáve­l sul-coreano elogiou ontem, em Pequim, o papel da China em pressionar Pyongyang a discutir a desnuclear­ização, numa altura em que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admite reunir-se com o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

O director da Agência Nacional de Segurança da Coreia do Sul, Chung Eui-yon, informou o conselheir­o de Estado chinês, Yang Jiechi, responsáve­l pela política externa de Pequim, sobre as recentes conversaçõ­es entre as duas Coreias, segundo a agência noticiosa sul-coreana Yonhap. O enviado de Seul reuniu-se ainda ontem com o Presidente chinês, Xi Jinping. “O nosso Presidente, Moon Jae-in, e o Governo sul-coreano acreditam que vários avanços em prol da paz e desnuclear­ização da península coreana foram atingidos com o apoio activo e a contribuiç­ão do Presidente chinês, Xi Jinping, e do Governo chinês”, disse Chung a Yang.

O conselheir­o de Estado chinês insistiu em que todas as partes “recorram ao diálogo e consulta para resolver a questão” norte-coreana. “Enquanto todas as partes insistirem em resolver a questão pela via política e mantiverem esta direcção, podemos sem dúvida gerir a situação na península coreana de forma a que se desenvolva no sentido que a comunidade internacio­nal deseja”, acrescento­u.

Chung afirmou que Trump disse estar disposto a reunirse com Kim, em Maio, visando “alcançar a desnuclear­ização definitiva” na península coreana. Referiu que Kim prometeu, durante um encontro em Pyongyang, que “a Coreia do Norte vai abster-se mais testes nucleares”.

 ?? DR ?? Coreia do Norte pode deixar caminho de testes nucleares
DR Coreia do Norte pode deixar caminho de testes nucleares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola