Jornal de Angola

Agência tributária eleva colecta fiscal

- Domingos Calucipa |Ondjiva

A cobrança dos impostos Predial Urbano (IPU), Sisa, bem como das Sucessões e Doações na VI Região da Administra­ção Geral Tributária (AGT) - Cunene e Cuando-Cubango - renderam aos cofres do Estado, durante o ano passado, 137.378.956 kwanzas, indica um relatório de balanço daqueles serviços divulgado ontem, em Ondjiva.

Sessenta por cento da arrecadaçã­o foi obtido pela Repartição Fiscal de Menongue, onde as receitas obtidas são dominadas pela cobrança do IPU que, no ano passado, se situaram em 40 milhões de kwanzas.

O desempenho na cobrança do IPU renda também foi elevado, levando à colecta de 31 milhões de kwanzas, seguido do Sisa, com 30 milhões, sucessões e doações, com 29 milhões, e multas pela falta de entrega de declaração, com quatro milhões. Nesse período, a VI Região Tributária recuperou a dívida fiscal constituíd­a por certidões emitidas no valor de 216,6 milhões de kwanzas, acrescenta o documento.

As receitas fiscais e aduaneiras da VI Região da AGT cresceram, em 2017, para 18.890 milhões de kwanzas - 17.717 milhões em 2016 um aumento de 1.173 milhões, de acordo com dados disponívei­s no Jornal de Angola.

Estes números indicam que o valor arrecadado no ano passado reflecte o aumento de cobranças fiscais e o incremento das importaçõe­s, que se têm reflectido nas receitas aduaneiras.

Aqueles serviços prevêem, para o próximo ano, a maximizaçã­o das receitas tributária­s a nível da região, através da intensific­ação do trabalho de sensibiliz­ação, cadastrame­nto e actualizaç­ão dos dados sobre os agentes económicos na informalid­ade.

 ?? KAIVINTE EDVALDO | EDIÇÕES NOVEMBRO | CUNENE ?? Fronteira de Santa Clara domina as arrecadaçõ­es no Cunene
KAIVINTE EDVALDO | EDIÇÕES NOVEMBRO | CUNENE Fronteira de Santa Clara domina as arrecadaçõ­es no Cunene

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola