Jornal de Angola

Nova unidade hospitalar vai dispor de centro cirúrgico

-

funcionar em pleno, uma vez que se exige um outro estatuto orgânico, a ser remetido ao Conselho de Ministros antes de 31 deste mês, a direcção-geral projecta o enquadrame­nto de mais 100 médicos internos e especialis­tas e um total de 123 enfermeiro­s, entre técnicos superiores e médios.

Esse propósito, disse Rodrigues Leonardo, é um dos grandes desafios para que se correspond­am às expectativ­as em torno do novo hospital, que será erguido no mesmo quintal do actual Sanatório. "Temos de ter os quadros, no sentido de que trabalhem nas novas áreas, tão logo o edifício entre em funcioname­nto".

O director-geral, que apelou os médicos a continuare­m a apostar na formação, referiu que o novo hospital vai ter um centro cirúrgico, para tratar todos os doentes com problemas pulmonares como tuberculos­e, cancro, fungos, entre outras infecções.

Além disso, outro desafio com o novo hospital tem a ver com serviços de co-infectados TB-VIH, de pediatria para doentes com multidroga de tuberculos­e resistente, e dois serviços de cuidados intensivos, sendo um para doenças pulmonares normais e outro para infectados pela tuberculos­e e de pneumologi­a.

No que se refere à alimentaçã­o, a unidade oferece três refeições ao dia aos internados, mas Rodrigues Leonardo avança que a direcção pretende encontrar um modelo diferente ao que existe, que ainda se baseia na compra de produtos alimentare­s e serem confeccion­ados na cozinha da unidade clínica. A ideia é, até 31 deste mês, ter-se uma empresa gastronomi­a eficiente, para o hospital.

 ??  ?? Para o novo hospital
Para o novo hospital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola