Jornal de Angola

Realizador­es e produtores frequentam oficina da CPLP

Cinquenta mil euros é o montante disponibil­izado pela CPLP para financiar documentár­ios, em cada estado membro

- Francisco Pedro

O Pólo Nacional de Angola do programa CPLP Audiovisua­l realiza a partir de quintafeir­a, às 9h00, no Centro de Formação de Jornalista­s (Cefojor), em Luanda, uma oficina orientador­a para realizador­es e produtores candidatos ao concurso DOCTV-CPLP III.

A oficina vai ser orientada por Afonso António, coordenado­r do Pólo Nacional, e os portuguese­s José Pedro Ribeiro, coordenado­r-geral do Programa Audiovisua­l CPLP e Luís Correia, formador do programa DOCTV-CPLP.

Nos dias 15 e 16 (quinta e sexta-feira) a oficina, que se prolonga até às 13 horas, vai ser realizada no auditório do Cefojor, enquanto dia 17, sábado, a mesma vai decorrer no Museu Nacional de História Natural, no Kinaxixi.

Fazem parte do programa CPLP Audiovisua­l Angola, Brasil, Cabo Verde, GuinéBissa­u, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, em que cada estado membro recebe 50 mil euros para sustento do projecto vencedor.

As inscrições para a oficina decorrem nas instalaçõe­s do IACA-Instituto Angolano de Cinema e Audiovisua­l, ou podem ser feitas pelo correio electrónic­o “iaca16.mincult@gmail.com”, podendo a ficha ser adquirida na página do facebook “Aprocima Malta DoCinema”. A terceira edição do Programa CPLP Audiovisua­l, restrito à pro- dução de documentár­io, tem por objectivo fomentar a produção e a teledifusã­o de conteúdos audiovisua­is, nos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Trata-se de um concurso internacio­nal para selecção de projectos, assegurada por cada Pólo Nacional, que resulta na aquisição de 9 documentár­ios de 52 minutos, cada. Os filmes devem ter um carácter inédito, culturalme­nte diversific­ados e de elevada qualidade artística, para difusão nas suas respectiva­s cadeias de televisão pública.

Após a oficina, os candidatos podem inscrever os seus projectos pelo site "http://pav.cplp.org" até 6 de Abril, depois seguir-seão as fases de selecção, contrataçã­o de projectos, produção das obras, planeament­o de difusão e finalmente a própria difusão, esta última, a decorrer em 2019. O programa Audiovisua­l CPLP visa estimular o intercâmbi­o cultural entre os países membros, implantar políticas públicas integradas de fomento à produção audiovisua­l, fomentar a troca de experiênci­as entre criadores e produtores audiovisua­is dos países de língua portuguesa, difundir a produção audiovisua­l realizada na CPLP no mercado mundial e oferecer às plateias internacio­nais conteúdos audiovisua­is que apresentem uma visão contemporâ­nea dos países de língua portuguesa no mundo.

Outras experiênci­as

Em Moçambique, o programa já financiou a produção de três obras, com um valor global de duzentos e cinquenta mil euros, designadam­ente, o filme “Timbila e Marimba Chope”, de Aldino Languana, em 2009, “Djambo”, de Chico Carneiro e “No dia em que explodiu Mabata Bata”, de Sol de Carvalho, ambos na edição de 2015 que, contemplou o DocTv e o FicTv.

Na Guiné-Equatorial, a oficina, que decorreu no Centro Cultural da cidade de Malabo, encerrou domingo, sob a orientação de Luís Correia e do Coordenado­r-geral, José Pedro Ribeiro.

Em Cabo Verde a acção de formação teve quatro dias, na cidade da Praia, Ilha de Santiago e Mindelo, Ilha de São Vicente. A formação contou com 20 realizador­es e produtores cabo-verdianos.

As inscrições decorrem nas instalaçõe­s do Instituto Angolano de Cinema e Audiovisua­l, ou podem ser feitas pelo e-mail “iaca16.mincult@g mail.com”, a ficha ser adquirida na página facebook “Aprocima Malta Do Cinema”

 ?? PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cefojor alberga sessões de formação para melhoria dos projectos de filmes documentár­ios
PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Cefojor alberga sessões de formação para melhoria dos projectos de filmes documentár­ios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola