Jornal de Angola

Clássico leva Cidadela ao rubro na sexta-feira

Petro de Luanda pretende quebrar marcha do 1º de Agosto e encurtar a diferença pontual em relação ao arqui-rival

- Armindo Pereira

As equipas do 1º de Agosto e Petro de Luanda defrontam-se, esta sexta-feira, às 19h00, no Pavilhão Gimnodespo­rtivo da Cidadela, no clássico da dupla ronda do final de semana, referente à quinta jornada da terceira volta da fase regular do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebo­l, Unitel Basket.

O encontro entre as duas maiores agremiaçõe­s do país já mexe com os aficcionad­os da modalidade, sobretudo pelo facto de o encontro estar agendado para o pavilhão da Cidadela. As duas equipas já trabalham com vista ao encontro, que promete levar as emoções ao rubro.

No último encontro entre petrolífer­os e militares, disputado no Multiusos do Kilamba, para a quinta jornada da segunda volta, os rubro e negros superaram os tricolores, por 103-89. O técnico Lazare Adingono começou a trabalhar ontem a vertente técnica e táctica, por forma a surpreende­r os líderes do Unitel Basket, no seu reduto.

Do lado contrário, Paulo Macedo, treinador dos militares, não gostou da postura defensiva dos seus atletas no jogo de sábado, contra o Vila Clotilde, apesar da vitória (102-87), alcançada apenas no último quarto do jogo.

“Vamos ter de corrigir aquilo que não esteve bem. A equipa defendeu mal. Queria colocar os jogadores menos utilizados, mas não foi pos- sível”, disse o treinador, que espera gerir bem o plantel para os próximos desafios.

Para a mesma jornada, o Vila mede forças com o ASA, às 15h30, no Kilamba. No mesmo recinto, o Crizgunza de Benguela, que ainda não venceu, defronta o Helmarc Academia, às 20h30, ao passo que o Interclube recebe a Marinha de Guerra, às 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro.

O Libolo vai defrontar a Universida­de Lusíada, às 18h00, no Dream Space. De realçar que os estudantes dificultar­am ao máximo a vitória do 1º de Agosto, postura que o técnico Manuel Silva “Gi” espera dos seus pupilos nesta sexta-feira.

Depois das saídas de Regie Moore, Andre Harris e Jakel Foster, alegadamen­te por falta de pagamentos de salários e prémios de jogos, alguns jogadores podem seguir o mesmo rumo nos próximos tempos.

Até ao momento, a direcção do Sport Libolo e Benfica não se pronunciou sobre a saída destes jogadores. Por altura da realização do sorteio da Taça de Angola, realizado na semana passada, na sede da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), Abdel Boukar negou-se a fazer qualquer declaração sobre o assunto.

As ausências destes jogadores têm condiciona­do a movimentaç­ão no xadrez da equipa às ordens de Raul Duarte. Sexta-feira, no final do encontro com o 1º de Agosto, em que saiu derrotado, o técnico disse que cabe à direcção avançar sobre a data prevista para o regresso dos norte-americanos Andre Harris e Jekel Foster.

Fonte do Jornal de Angola, próxima ao clube, garantiu que o clube vive uma crise financeira sem precedente­s, e não consegue honrar os seus compromiss­os com os jogadores.

O 1º de Agosto continua de pedra e cal no topo da tabela classifica­tiva, agora com 47 pontos, contra 42 do Sport Libolo e Benfica, os mesmos do Petro de Luanda, na segunda e terceiras posições, respectiva­mente.

No final de semana, a disputa da dupla ronda, referentes à terceira e quarta jornadas da terceira volta da fase regular, forneceu os seguintes resultados:

O Petro de Luanda derrotou o Interclube (84-81), a Universida­de Lusíada ganhou ao Helmarc por 84- 71. No sábado, o Petro de Luanda recebeu e venceu a Academia Helmarc, por 12664. O ASA bateu a Marinha de Guerra, por 79- 75. O Sport Libolo e Benfica vergou o Helmarc Academia, por expressivo­s 102- 57.

O encontro entre as duas maiores agremiaçõe­s do país já mexe com os aficcionad­os da modalidade, sobretudo pelo facto de estar agendado para o pavilhão da Cidadela

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Confronto entre “militares” e tricolores pode lotar a “catedral” do basquetebo­l nacional
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Confronto entre “militares” e tricolores pode lotar a “catedral” do basquetebo­l nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola