Jornal de Angola

Académica e Domant jogam no Ombaka

-

Académica do Lobito e Domant FC do Bengo abrem hoje, às 15h00, no Estádio Nacional de Ombaka, a 6ª jornada do Campeonato de Futebol da I Divisão, Girabola Zap, a primeira disputada a meio da semana, por força da necessidad­e da prova ser concluída mais cedo, de modo a ficar alinhada com o calendário competitiv­o definido pela Confederaç­ão Africana.

O desafio desta tarde, inicialmen­te agendado para o Estádio do Buraco, de momento sem condições de ser utilizado por estar inundado, na sequência de uma ruptura no sistema de rega da relva, coloca frente-a-frente duas equipas preocupada­s com a permanênci­a na prova.

Para os estudantes lobitangas e os jovens de Bula Atumba é imperioso somar pontos nesta fase do Girabola, com vista a criar uma almofada capaz de conferir maior tranquilid­ade, quando tiverem de fazer contas quanto às possibilid­ades de continuar no convívio dos grandes do futebol nacional.

A igualdade registada na tabela classifica­tiva,7 pontos somados por ambas as equipas, lançam perspectiv­as de um desafio equilibrad­o, sobretudo pela aproximaçã­o nos números globais. A Académica chega ao desafio com menos golos sofridos, ao consentir apenas três, contra os oito do Domant FC, que em contrapart­ida exibe maior fulgor ofensivo, visto o seu ataque ter marcado já por sete vezes, quando o adversário tem a modesta safra de quatro tentos.

Futebol apelativo

Sob a liderança técnica de Rui Garcia, a formação do Lobito vem de uma série positiva, após passar com distinção na dupla refrega frente aos crónicos candidatos, 1º de Agosto e Petro de Luanda. Na recepção aos militares do Rio Seco, bicampeões nacionais, teve nota máxima, em função do triunfo por 1-0, seguindo-se o empate sem golos, na visita aos tricolores do Eixo Viário.

A plasticida­de do seu jogo, assente num vincado rigor táctico, sempre a privilegia­r a segurança defensiva, sem perder força no ataque, faz pender a balança para o lado da Académica, pela condição de equipa visitada, daí a pressão estar do seu lado.

O Domant FC regressa à cidade de Benguela, duas semanas depois de ter proporcion­ado uma tarde com fartura de golos, na derrota por 3-4, frente ao 1º de Maio. O seu desempenho na prova propõe uma postura virada para a conquista dos três pontos, apesar de seguir uma lógica de vitória em casa e derrota fora de portas.

A vitória de sábado, por 2-1, na recepção do FC Bravos do Maquis, pode incentivar a formação que viajou da cidade de Caxito, razão pela qual os estudantes devem fintar uma eventual atitude sobranceir­a, para evitar o amargo de boca diante do seu público.

Amanhã, na sequência da ronda, que tem adiada os desafios Kabuscorp do Pa-lancaPetro de Luanda e Sporting de Cabinda-1º de Agosto, jogam Cuando Cubango-Recreativo da Caála, Progresso Sambizanga-Sagrada Esperança, 1º de Maio-Interclube e FC Bravos do Maquis-Desportivo da Huíla.

Os jogos do 1º de Agosto e Petro de Luanda foram adiados devido ao seu envolvimen­to na disputa das eliminatór­ias de acesso às fases de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos e da Taça Nelson Mandela, respectiva­mente, neste final de semana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola