Jornal de Angola

Polícia trava entrada de imigrantes ilegais

- Fernando Neto | Luvo

A Polícia Nacional declarou um combate “sem tréguas” às redes de promoção e auxilio à imigração ilegal que operam na linha de fronteira entre a província angolana do Zaire e a vizinha República Democrátic­a do Congo, afirmou ontem o comandante provincial da Polícia Nacional no Zaire.

O comissário Manuel Gouveia, que falava à imprensa na fronteira do Luvo à margem do repatriame­nto de 168 cidadãos de nacionalid­ade congolesa em situação ilegal, sustentou a ideia da corporação de continuar a trabalhar arduamente no combate ao fenómeno migratório sem dar azo à corrupção. “Todos os cidadãos estrangeir­os são bem-vindos ao nosso país, desde que cumpram com as leis de imigração em vigor em Angola”, sublinhou.

A Polícia travou, na segunda-feira, na fronteira do Luvo, o contraband­o de mais de 30 litros de combustíve­l que seria comerciali­zado na vizinha República Democrátic­a do Congo (RDC). O porta-voz da corporação no Zaire, Carlos Fidel, afirmou que o combustíve­l apreendido foi entregue ainda ontem à Administra­ção Geral Tributária (AGT), enquanto os infractore­s aguardam pelo julgamento.

À pergunta de como os estrangeir­os entram constantem­ente ao território nacional, o comandante da terceira unidade de guarda fronteira, Delfino Nunda, denunciou a existência de uma rede de angolanos radicados na RDC que se dedica à prática de promoção e auxílio de imigrantes de diversas nacionalid­ades, com intenção de alojarem-se em Angola.

Para ele, os promotores das redes no Congo detêm o domínio da carta fronteiriç­a da província angolana do Zaire, para a infiltraçã­o, a troco de valores monetários de cidadãos estrangeir­os de diversas nacionalid­ades ali residentes.

O director do SME no Zaire, Francisco Paulo, apontou a vulnerabil­idade da fronteira, como sendo factor associado com a fuga ao fisco nos controlos policiais da região. “Os cidadãos estrangeir­os são capturados na província do Bengo, depois de passarem pelo Zaire”, disse.

 ?? GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUVO ?? Imigrantes ilegais detidos na fronteira do Luvo, no Zaire
GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUVO Imigrantes ilegais detidos na fronteira do Luvo, no Zaire

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola