Jornal de Angola

Famílias camponesas beneficiam de formação

-

Um total de 120 novas escolas de campo serão implementa­das ainda este ano nos municípios de Massango, Cahombo, Cacuso, Calandula, Cambundi-Catembo e Mucari, em Malanje, no âmbito do Projecto de Agricultur­a Familiar voltada para o Mercado (Mosap II), de modo a potenciar a agricultur­a familiar nas comunidade­s.

A informação foi avançada à Angop pelo director provincial da Agricultur­a de Malanje, Carlos Chipoia, que referiu que a implantaçã­o das referidas escolas surge da necessidad­e de capacitar os agricultor­es com novas técnicas que possibilit­em o incremento da produção agrícola para a comerciali­zação dos excedentes de produção, garantindo, deste modo, a segurança alimentar das comunidade­s.

De acordo com o responsáve­l, é intenção do Mosap II cobrir faseadamen­te a província de Malanje com um total de mil escolas de campo.

Por outro lado, Carlos Chipoia explicou que, para o ano agrícola 2017/2018, o Mosap II aprovou 45 sub- projectos de apoio à actividade de campo, orçados em 245 milhões de kwanzas, estando já os mesmos em fase de implementa­ção.

O responsáve­l acrescento­u, para o efeito, que 27 outros projectos estão a ser melhorados para posteriorm­ente serem financiado­s.

O Mosap II é uma iniciativa do Ministério da Agricultur­a, financiado pelo Banco Mundial e pelo Fundo Internacio­nal para o Desenvolvi­mento Agrícola (FIDA).

O projecto tem como objectivo formar e apoiar os agricultor­es e famílias camponesas, com imputs e instrument­os agrícolas, acompanham­ento e outras medidas que os possibilit­em desenvolve­r com êxito a actividade de campo.

 ?? ADRIANO SAPALO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Responsáve­is do Ministério da Agricultur­a assinam acordo com agricultor­es em Malanje
ADRIANO SAPALO | EDIÇÕES NOVEMBRO Responsáve­is do Ministério da Agricultur­a assinam acordo com agricultor­es em Malanje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola