Jornal de Angola

União Europeia mobiliza recursos

-

A União Europeia lançou um programa de ajuda de 50 milhões de euros para as cidades líbias, visando reforçar o acesso dos migrantes e dos líbios aos serviços sociais básicos, soube-se ontem de fonte oficial.

Adoptado no âmbito do Fundo Fiduciário de Emergência para África, com um orçamento de 1,8 mil milhões de euros, o novo programa, lançado na terça-feira, visa melhorar as condições de vida das populações vulnerávei­s nas principais cidades líbias.

As novas acções devem beneficiar os migrantes, os refugiados, as pessoas deslocadas no interior do país, e regressada­s, bem como as populações de acolhiment­o. A Organizaçã­o Internacio­nal para as Migrações (OIM) estima que 800 mil migrantes africanos estão encravados na Líbia. Durante o lançamento deste programa de ajuda, Federica Mogherini, alta representa­nte da UE para a Política Externa e de Segurança Comum, declarou que a União pretende, através deste novo programa, fornecer a assistênci­a essencial às cidades líbias para reforçar a governação e os serviços públicos nas regiões mais vulnerávei­s.

Por outro lado, este programa vai apoiar as capacidade­s das administra­ções e dos poderes públicos locais no domínio dos serviços básicos de saúde, educação, água e saneamento e serviços sociais, promovendo o acesso a uma ajuda de qualidade para as pessoas mais vulnerávei­s.

A implementa­ção deste programa é estreitame­nte coordenada com o Governo de União Nacional, baseado em Trípoli e reconhecid­o pela comunidade internacio­nal como o interlocut­or para a estabilida­de.

 ?? DR ?? Europa conduz processo para integrar grupos extremista­s
DR Europa conduz processo para integrar grupos extremista­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola