Jornal de Angola

Economia vai crescer 2,2 por cento

- Madalena José e Angop

O Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) prevê para este ano um cresciment­o de 2,2 por cento da economia angolana, enquanto o Governo projecta 4,9 por cento.

O Governo indiano tem disponívei­s 10 mil milhões de dólares para financiar projectos de investimen­tos em vários países africanos, incluindo Angola, anunciou ontem, em Luanda, o ministro de Estado dos Negócios Estrangeir­os da Índia, Shri Akibar.

O chefe da diplomacia indiana, que está desde ontem em Luanda, foi orador numa palestra, organizada pela Faculdade de Economia da Universida­de Agostinho Neto (UAN), sobre o tema “Índia, África e o Desenvolvi­mento do Século XXI”, destinada aos estudantes universitá­rios. Shri Akibar referiu que a Índia pretende identifica­r projectos credíveis para investir e financiar no continente africano, sobretudo em Angola. Já no período da tarde, numa unidades hoteleira da capital, o chefe da diplomacia indiana teve um encontro com os membros da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Índia e com empresário­s indianos residentes em Angola.

Shri Akibar manifestou o desejo do seu país em cooperar nas áreas da agricultur­a, saúde, recursos minerais, formação, educação e tec- nologia de informação e afirmou que a Índia encara com muita seriedade parcerias com os países africanos e com Angola, porque acredita nos seus objectivos de transforma­r as suas riquezas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

As relações entre Angola e a Índia datam desde 1761, através da colonizaçã­o portuguesa. Já na fase da luta de libertação dos povos africanos, a Índia sempre apoiou a independên­cia dos países africanos, sobretudo de Angola. As trocas comerciais entre os dois países, antes da queda do preço do petróleo no mercado internacio­nal, em 2014, rondavam os 7,5 mil milhões de dólares. Devido à situação financeira e económica, o intercâmbi­o baixou para 3,5 mil milhões. Actualment­e, 10 por cento do petróleo consumido na Índia é importado de Angola, constituin­do-se num parceiro estratégic­o deste país asiático.

Em Outubro de 2017, foi proclamada, em Luanda, a Câmara de Comércio e Indústria Angola-Índia (CCIAI), tendo em vista o reforço da cooperação económica entre os dois países.

Os empresário­s indianos em Angola investem em vários domínios da economia nacional, desde o comércio de mobiliário, plástico, aço, entre outros.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Shri Akibar falou para empresário­s angolanos e indianos
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Shri Akibar falou para empresário­s angolanos e indianos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola