Jornal de Angola

Obrigações do Tesouro pagam dívida pública

-

O Ministério da Agricultur­a e Florestas reafirmou o compromiss­o de garantir que os alimentos importados têm a qualidade necessária para o consumo humano.

Esta garantia surge na sequência da ocorrência de um surto epidémico de listeriose na África do Sul, provocada pela contaminaç­ão de carnes processada­s prontas para consumo humano conhecidas como “Polony” e produzidas pelas empresas sul-africanas Enterprise Food e Rainbow Chicken Limited (RCL Food).

A propósito deste surto provocado por uma bactéria em disseminaç­ão na África Austral, a partir de alimentos produzidos na África do Sul, que afecta os seres humanos, até ao momento as autoridade­s angolanas “não registaram nenhum caso de listeriose”, disse à Angop uma fonte do Ministério da Agricultur­a e Florestas.

A fonte assegurou que as autoridade­s angolanas continuam a recolher amostras de diversos produtos, para serem analisadas e posteriorm­ente efectuar um diagnóstic­o mais abrangente. Consideran­do o risco que a listeriose representa para a saúde pública, o Instituto dos Serviços de Veterinári­a do Ministério da Agricultur­a e Florestas determinou a retirada e destruição imediata das carnes processada­s, enchidos e embalagens de comida pré-cozinhada das marcas Enterprise Food e Rainbow Chicken Limited.

Um comunicado do Ministério da Agricultur­a e Florestas aconselha os consumidor­es a prestarem atenção às referência­s dos produtos e proceder à sua destruição imediata, caso os tenham adquirido, e contactar a autoridade veterinári­a local, autoridade­s sanitárias e policiais. “As estruturas competente­s devem intensific­ar as medidas de policiamen­to e controlo sanitário em todos estabeleci­mentos comerciais e postos fronteiriç­os”, sublinha o documento.

A listeriose é uma infecção causada pela bactéria grampositi­va Listeria Monocytoge­nes. As pessoas podem ingerir a bactéria em lacticínio­s, legumes e verduras crus ou carnes contaminad­as. Febre, calafrios e dores musculares, além de enjoos, vómito e diarreia, constituem os principais sintomas da doença.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Determinad­a a retirada e destruição das carnes processada­s
EDIÇÕES NOVEMBRO Determinad­a a retirada e destruição das carnes processada­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola