Jornal de Angola

Cidadãos esclarecid­os sobre defesa nacional

- Edna Dala

O conselheir­o principal do Comandante do Exército, general David Salvador Catata, defendeu quarta-feira, em Luanda ,que a sociedade deve ser conscienci­alizada sobre a necessidad­e de Defesa e Segurança nacional.

David Salvador Catata, que discursou na cerimónia de abertura do ano pedagógico 2018 no Instituto Nacional de Defesa Nacional, afirmou que aquela instituiçã­o pretende desenvolve­r igualmente capacidade­s analíticas e críticas que potenciem a participaç­ão activa na segurança através do envolvimen­to dos cidadãos no desenvolvi­mento de competênci­as científica­s e profission­ais.

O general destacou que o início do novo ano pedagógico representa para a instituiçã­o a melhoria da sua planificaç­ão pedagógica, com a introdução de novas metodologi­as de formação de modo a atingir bons resultados para este ano.

David Salvador Catata defendeu a criação de metodologi­as de divulgação de informação, espaço de reflexão e debate sobre a problemáti­ca da segurança e da defesa nacional com vista a despertar o interesse de todo o cidadão que, por sua vez, deve sentir-se acima de tudo um patriota. “Só desta maneira estaremos a preparar bons cidadãos para servir condigname­nte a pátria”, disse.

O director do Instituto Nacional de Defesa Nacional, José Lima, salientou que a Defesa Nacional tem por objectivo garantir a independên­cia, a integridad­e territoria­l, a liberdade e a segurança das populações contra qualquer agressão ou ameaça externa no quadro da ordem constituci­onal instituída e do direito internacio­nal.

José Lima explicou que, no âmbito do novo ordenament­o, a política de Defesa está virada para o cumpriment­o dos objectivos centrais, como a preparação da Defesa em tempo de paz.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? David Salvador Catata presidiu abertura do ano pedagógico
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO David Salvador Catata presidiu abertura do ano pedagógico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola