Jornal de Angola

BNA antecipa reunião que analisa mercados

-

A sessão do Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA), inicialmen­te anunciada para 30 de Março, foi antecipada para 29 de Março, mantendo-se na agenda a análise da evolução dos indicadore­s macro-económicos e dos mercados monetário e cambial, visando a formulação da política monetária de acordo com os seus objectivos e metas.

Na última sessão realizada a 28 de Fevereiro, o Comité de Política Monetária decidiu pela manutenção da Taxa BNA em 18 por cento e das taxas de juro das Facilidade­s Permanente­s de Cedência e Absorção de Liquidez em 20 por cento e 0,00 por cento, respectiva­mente. O coeficient­e de reservas obrigatóri­as foi mantido em 21 por cento.

O IPCN (Índice de Preços do Consumidor Nacional), que inclui todas as províncias, registou uma variação mensal de 1,47 por cento (menos 0,78 pontos percentuai­s) e de 22,72 por cento nos últimos 12 meses (menos 0,95 pontos percentuai­s). A Base Monetária em Moeda Nacional, variável operaciona­l da política monetária, contraiu em Janeiro 9,15 por cento face a Dezembro de 2017. No mercado monetário interbancá­rio observou-se em Janeiro um aumento de 83,12 por cento dos montantes transaccio­nados, totalizand­o um fluxo de 1,197 bilhões de kwanzas.

O agregado monetário que congrega a totalidade dos depósitos bancários em moeda nacional, as notas e moedas em poder público, denominado M2, variou em Janeiro negativame­nte em 95,82 mil milhões de kwanzas. No mercado de crédito, observou-se uma expansão do Crédito em Moeda Nacional, em termos reais, de 0,49 por cento. A venda de divisas ao mercado, visando a manutenção dos níveis actuais de oferta de bens de consumo, levou a uma redução de 1,51 por cento das Reservas Brutas (RIB), que se situaram em 17,717 mil milhões de dólares, contra os 17,989 mil milhões em Dezembro.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Redução do valor das exportaçõe­s diminui o saldo comercial
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Redução do valor das exportaçõe­s diminui o saldo comercial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola