Jornal de Angola

Moçambique tem verba para pagar uma parcela

-

O Governo de Moçambique dispõe de 2,7 mil milhões de meticais, o equivalent­e a 43 milhões de dólares norteameri­canos, para liquidar 17 por cento da dívida do Estado ao sector privado, disse em Maputo o primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, na sessão de encerramen­to da 15ª Conferênci­a Anual do Sector Privado.

Carlos Agostinho do Rosário, citado pela Rádio Moçambique, disse ainda que o pagamento de uma parte da dívida contraída com o fornecimen­to de bens e serviços visa “estimular a participaç­ão do sector privado na economia nacional”.

Agostinho Vuma, presidente da Confederaç­ão das Associaçõe­s Económicas de Moçambique (CTA), principal associação patronal de Moçambique, tinha responsabi­lizado o Governo e o banco central para a situação de “sufoco” e “falência em massa” das empresas do país.

Na ocasião, aquele responsáve­l pediu ao Executivo um plano para pagamento das facturas atrasadas a fornecedor­es, bem como do reembolso do Imposto sobre Valor Acrescenta­do (IVA) que está por liquidar.

Agostinho Vuma adiantou que a CTA está prestes a concluir um estudo centrado na falência de empresas no país, cujas conclusões serão divulgadas “não para criar pânico, mas sim para procurar encontrar soluções”.

A 15ª Conferênci­a Anual do Sector Privado foi ainda palco de um debate sobre a escassez de crédito por parte da banca comercial que seja acessível às pequenas e médias empresas, atendendo que as taxas de juro mais baixas para qualquer empréstimo rondam 28 por cento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola