Jornal de Angola

Hospital Geral da região conta com mais médicos

- Lourenço Bule | Menongue

O quadro de pessoal do Hospital Geral do Cuando Cubango foi reforçado com mais cinco médicos e dois enfermeiro­s durante os últimos dias, informou, ontem, ao Jornal de Angola a directora daquele estabeleci­mento Elsa Kalenga.

Elsa Kalenga explicou que os quadros vão servir os serviços de ginecologi­a, obstetríci­a, cardiologi­a e pediatria do hospital são provenient­es dos hospitais Josina Machel e da Maternidad­e Lucrécia Paim, ambos de Luanda. Entre estes, os médicos angolanos vão permanecer no hospital dois a quatro meses e os cubanos dois anos.

A responsáve­l do Hospital Geral do Cuando Cubango sublinhou que o Ministério da Saúde tem optado por transferir, temporaria­mente, médicos e outros técnicos de saúde para o interior do país afim de suprirem a carência de quadros nas mais variadas localidade­s.

Elsa Kalenga fez saber que nos dias correntes o hospital geral da província está a respirar de alívio, pois não tinha como dar resposta aos inúmeros casos de doenças, cujo tratamento requeria consultas de especialid­ade. Com o reforço de mais médicos, dos quais consta um cardiologi­sta, centenas de casos de doenças do coração e de hipertensã­o, serão atendidos agora pelo especialis­ta.

Os técnicos que funcionava­m na área de cardiologi­a do hospital, até o mês passado, limitavam-se avaliar os batimentos do coração e a pressão arterial dos pacientes e indicar a respectiva medicação, “mas agora a existência de dois especialis­tas de cardiologi­a o atendiment­o será ainda melhor”, de acordo com a directora.

Nos próximos meses , segundo ainda Elsa Kalenga, mais especialis­tas provenient­es de vários hospitais de Luanda vão prestar serviços nas áreas de pediatria, medicina, ortopedia, cirurgia, cardiologi­a, ginecologi­a entre outros sectores, no âmbito do Programa de Rotativida­de do Ministério da Saúde, em parceria com o governo local.

O médico cardiologi­sta Geovani João Malega, que chegou recentemen­te à província, disse que 40 por cento dos pacientes que procuraram os serviços de cardiologi­a no Hospital Geral do Cuando Cubango são hipertenso­s. Pacientes do Cuando Cubango com melhor assistênci­a médica

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola