Jornal de Angola

Projecto de delimitaçã­o é analisado no Huambo

Acção promovida pela Developmen­t Workshop abrange além da capital da província mais três municípios desta região

-

desenvolvi­mento de qualquer sociedade, daí a necessidad­e de ser aproveitad­a para a construção de activos habitacion­ais e empresaria­is, com a visão de promover o progresso integral e a redução das assimetria­s entre a cidade e a periferia.De modo similar, o reforço do cooperativ­ismo e associativ­ismo no sector agrário, extensão da actividade pesqueira, reabilitaç­ão e construção das infra-estruturas conexas enquadra-se nesse âmbito, de acordo ainda com o administra­dor de Chicala Choloanga.

A representa­nte da União Europeia, Raquel Luz, que participou do encontro, disse que o projecto de gestão de terras visa contribuir para a criação de um quadro que possa facilitar a programaçã­o do uso de terras em quatro municípios desta região do Planalto Central, designadam­ente Huambo, Bailundo, Chicala-Cholohanga e Cachiungo.

A responsáve­l da União Europeia aponta, como garantia do processo, a segurança de posse da terra e do aumento dos índices de produtivid­ade para combater a pobreza. “Os conflitos de terras têm inviabiliz­ado vários investimen­tos públicos e privados para o cresciment­o económico do país", disse. A representa­nte da União Europeia avançou que além de assegurar a posse de terra a mais de 15 mil pessoas, o projecto permitiu a conclusão de processos de 60 comunidade­s a serem canalizado­s ao Instituto de Geodesia e Cartografi­a de Angola (IGCA) e a sensibiliz­ação de 150 comunidade­s sobre a Lei de terras. Raquel Luz lembrou que o projecto orçado em 3,5 milhões de euros vai ser implementa­do em 10 países de África, contribui para a aceleração da emissão de títulos junto das administra­ções municipais nas zonas periurbana­s.

 ?? FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUAMBO ?? Projecto de gestão de terras vai ser implementa­do a nível de 10 países de África
FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUAMBO Projecto de gestão de terras vai ser implementa­do a nível de 10 países de África

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola