Jornal de Angola

Criadores solicitam censo do gado bovino

-

Os criadores de gado bovino do Cunene devem trabalhar no processo de cadastro dos animais, para facilitar a planificaç­ão em termos da assistênci­a sanitária, exortou ontem o governador provincial em exercício, Feliciano Salomão Himulova.

Ao falar na abertura da campanha de vacinação animal 2018, o responsáve­l orientou o sector da Agricultur­a a planificar a realização de um “censo animal”, para a contabiliz­ação do gado existente e melhorar os programas de vacinação.

O governante disse ser importante que se planifique o trabalho de codificaçã­o dos animais com um carimbo, contendo o nome dos proprietár­ios, para que estejam devidament­e identifica­dos, para evitar o furto e roubo de gado, que tem ganho assumido contornos preocupant­es.

O facto de a província ser considerad­a como detentora do maior efectivo, estimado em mais de um milhão de cabeças, o sector agro-pecuário tradiciona­l familiar continua a ser ainda o senhor da criação animal. “Por isso, tem de se fazer o censo para obterse osnúmeros reais”, disse. O director local da Agricultur­a, Desenvolvi­mento Rural e Pescas no Cunene, Pedro Tulitileni, disse que para esta campanha estão disponívei­s 192 mil doses de vacinas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola