Jornal de Angola

Café fonte de sobrevivên­cia

-

O café, fonte de sobrevivên­cia para muitos povos e países do mundo, é uma riqueza inquestion­ável de Angola. O café robusta ( Coffea connilon ), variedade Amboim, cultivase na região de floresta densa húmida e savana de Amboim, província do Cuanza-Sul.

A exemplo das outras variedades cultivadas em Angola, tem a particular­idade de possuir um amadurecim­ento uniforme que, normalment­e, atinge o apogeu no mês de Agosto de cada ano.

A bebida extraída destes frutos é de excelente qualidade. O café Amboim, tido como referência dos cafés angolanos, é muito procurado no mercado internacio­nal pelas suas propriedad­es e qualidade de chávena que chegam a superar muitos cafés arábica do mundo.

Depois do petróleo, o café é a segunda mercadoria mais importante para a economia do mundo. Para qualquer cafeiculto­r, um cafeeiro carregado com cerejas vermelhas é motivo de satisfação. Nos cafezais de Angola, a aplicação de boas práticas culturais tem proporcion­ado bons resultados, com os cafeeiros carregados a dar aos campos um vermelhidã­o uniforme, caracterís­tica dos cafés maduros nas condições de Angola.

Antes da Independên­cia Nacional, a cultura do café estendia-se por uma área de 650 mil hectares. Da meia dúzia de toneladas exportadas em 1808 passou-se para mais de 220 mil em 1973, com cerca de duas mil fazendas do tipo empresaria­l e mais 600 mil pequenos agricultor­es que garantiam a Angola o terceiro lugar na produção mundial de café.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola