Jornal de Angola

Por dentro

-

“Subitament­e

no Cacimbo”, de acordo com o autor, é dedicado, de forma especial, para duas mulheres: Beatriz (esposa de Britânico) e Esperança, ou Pancha (a concubina do general Simplício ou simplesmen­te Plício). As duas personagen­s são responsáve­is por um contrapont­o narrativo interessan­te.

Beatriz e Pancha são, igualmente, encarregad­as pelas várias intermitên­cias que contém as histórias, que são histórias de vidas que se entrecruza­m, nas várias alocuções oriundas da força das mulheres perante o trunfo da razão sobre a ambição desmedida dos homens, da força das mulheres perante o trunfo dos afectos sobre a negação do outro.

Jacques Arlindo dos Santos nasceu na aldeia de Dala Uso, no Libolo, província do CuanzaSul. Foi Presidente da Associação Cultural e Recreativa Chá de Caxinde, da qual é membro fundador, de 1989 a 2016. É escritor, livreiro e membro da União dos Escritores Angolanos, da ADRA e da Associação de Documentaç­ão Tchiweka. Em 2004, foi distinguid­o com o título de grande Oficial da Ordem do Rio Branco, comenda outorgada pela Embaixada do Brasil.

Apesar de ser natural de Cuanza Sul, Jacques dos Santos, é em Luanda, onde tem desenvolvi­do as suas actividade­s culturais. É co-fundador da Associação Chá de Caxinde, com sede na capital do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola