Jornal de Angola

Levantamen­to vai indicar número de escolas do País

Para reduzir os cerca de dois milhões de crianças que se encontram fora do sistema normal de ensino, obras de reabilitaç­ão e construção de escolas vão ser realizadas em todos os municípios

- Armando Sapalo/Dundo

O Presidente da República, João Lourenço, recomendou ontem, na cidade do Dundo, Lunda-Norte, o levantamen­to urgente das instituiçõ­es escolares em todos os municípios do país para que se possa ter a noção exacta de quantas escolas precisam de reabilitaç­ão e onde é necessário construir outras para que mais crianças possam estudar. A recomendaç­ão vem expressa no comunicado distribuíd­o à imprensa no final da terceira sessão ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros, que decorreu na cidade do Dundo, Lunda-Norte, sob orientação do Chefe de Estado. O documento refere que as empreitada­s devem ser atribuídas preferenci­almente aos empresário­s nacionais e utilizados materiais de origem local.

O Titular do Poder Executivo pediu ontem que se encontrem mecanismos que permitam a captação de investidor­es privados, com vista à criação de mais postos de trabalho na região Leste do país.

Falando à imprensa no final da reunião com o governo provincial da Lunda-Norte, em que participar­am também governador­es da Lunda-Sul e do Moxico, o secretário do Presidente da República para a Comunicaçã­o Institucio­nal e Imprensa, Luís Fernando, disse que o Presidente da República está preocupado com as elevadas taxas de desemprego no Leste do país. Segundo Luís Fernando, o Presidente da República, João Lourenço, considera que o combate ao desemprego no Leste do país passa por um investimen­to sério no sector industrial.

Para o Presidente da República, referiu Luís Fernando, a promoção das actividade­s a nível do sector industrial permite criar maior número possível de empregos.

“O Presidente da República disse que as províncias do Leste têm muitas semelhança­s na sua estrutura e nível de desenvolvi­mento, por isso manifestou preocupaçã­o com o nível do desemprego nesta região e deixou orientaçõe­s precisas e claras sobre a necessidad­e de captar investidor­es, preferenci­almente no sector industrial”, esclareceu Luís Fernando.

O secretário do Presidente da República disse que durante a reunião, o governador da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, apresentou um memorando detalhado e exaustivo sobre o estado da província que mereceu uma resposta e avaliação do Presidente da República.

De acordo com Luís Fernando, o Presidente da República orientou que, no quadro do Orçamento Geral do Estado recentemen­te aprovado, seja dada prioridade à conclusão das obras que ficaram paralisada­s por causa da crise financeira.

Uma atenção especial deve ser prestada às infra-estruturas ligadas ao sector das águas e energia eléctrica, por serem fortes vias para a promoção do sector industrial, esclareceu Luís Fernando, que falou também da necessidad­e da interligaç­ão das capitais das três províncias do Leste, com vista à promoção do intercâmbi­o e desenvolvi­mento regional.

A conclusão das obras das estradas nacionais que ligam o litoral do país e a região Leste foi outra questão levantada pelo Presidente da República e que quer ver solucionad­a no mais curto espaço de tempo.

Na reunião, além dos governador­es provinciai­s da Lunda-Norte, Lunda-Sul e do Moxico, participar­am também ministros e secretário­s de Estado.

 ?? BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Muangala apresentou memorando sobre a Lunda-Norte
BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Muangala apresentou memorando sobre a Lunda-Norte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola