Jornal de Angola

Caixa Social das FAA leva burlões à cadeia

- Flávia Massua | Saurimo

Quatro cidadãos que se faziam passar por ex-militares e ganhavam dinheiro da Caixa Social das Forças Armadas Angolanas (FAA) na condição de pensionist­as estão detidos desde Outubro do ano passado, informou ontem em Saurimo o delegado provincial daquela instituiçã­o na Lunda Sul, Francisco Muandumba.

Em entrevista exclusiva ao Jornal de Angola, o responsáve­l explicou que durante a realização da prova de vida, de Outubro a Novembro de 2017, foi possível confirmar a presença de mais de 550 ex-militares, dos 850 que a Caixa Social recenseou na província.

Os 300 restantes “não apareceram e desconhece­mos as verdadeira­s razões, mas temos recebido informaçõe­s de familiares e parentes sobre a ausência de uns, que se prende com a falta de conhecimen­to, alegada estadia fora da província durante a realização do processo e registo de mortes”, salientou.

Os pensionist­as que ainda não realizaram a prova de vida, frisou, têm a possibilid­ade de o fazer em Luanda, no prazo de 60 dias, desde que se façam acompanhar dos documentos comprovati­vos.

Além da descoberta de documentos falsos, disse, a dupla efectivida­de dos pensionist­as é também um dos casos detectados pela instituiçã­o. Esses casos foram remetidos aos órgãos judiciais.

O responsáve­l lamentou a falta de celeridade na inserção dos mais de 2.000 pensionist­as no sistema, pelas estruturas centrais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola