Jornal de Angola

Embaixadas a encerrar já estão identifica­das

- Edna Dala

O Ministério das Relações Exteriores já tem a lista das missões diplomátic­as de Angola que vão encerrar, no âmbito do redimensio­namento do sector, informou o ministro Manuel Augusto no final da assembleia geral de trabalhado­res, realizada quinta-feira, em Luanda.

Segundo Manuel Augusto, a lista de países em que Angola encerra as portas encontra-se numa fase de diligência­s. Sem a divulgar, o chefe da diplomacia explicou que o interesse não se aplica apenas ao pessoal nas embaixadas mas também aos países em que Angola está representa­da, “pois encerrar uma embaixada implica demárches administra­tivas e políticas”.

Segundo Manuel Augusto, é preciso esclarecer aos parceiros as razões que levam a encerrar uma missão, que felizmente não são políticas, mas sim consequênc­ia do momento financeiro e económico difícil que o país vive, que são temporária­s. Em declaraçõe­s à imprensa, o ministro sublinhou que o país augura no futuro que as condições financeira­s estejam repostas permitindo a reabertura destas missões e também de novas.

Sobre a assembleia de trabalhado­res, Manuel Augusto considerou a consulta regular aos trabalhado­res e a partilha de ideias como um elemento humano, onde os funcionári­os são o elo mais importante da actividade. Durante a assembleia, os trabalhado­res clamaram por melhores condições salariais, de trabalho, habitação e saúde.

Manuel Augusto disse que os trabalhado­res devem ter consciênci­a da realidade do país, e chamar à atenção dos agentes do Estado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola