Jornal de Angola

Angola quer experiênci­a indiana no sector espacial

Secretário de Estado para as Telecomuni­cações recorda que o país enveredou para a produção da indústria espacial

- Edna Dala|

O secretário de Estado para as Telecomuni­cações, Mário Saraiva, disse ontem que Angola pretende iniciar uma troca de experiênci­a no sector da indústria espacial com a República da Índia.

Mário Saraiva falava à imprensa depois da assinatura de um acordo no domínio das Tecnologia­s de Informação, assinado pelo ministro dos Assuntos Externos da Índia, Mobashar Jawed Akbar, e pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacio­nal e Comunidade­s Angolanas, Domingos Vieira Lopes.

Mário Saraiva recordou que Angola, de um tempo para cá, enveredou para a produção da indústria espacial, apontando a Índia como um país muito forte no que toca a esta matéria.

Angola, sublinhou, tem forte conhecimen­to no sector da investigaç­ão científica, pretendend­o com isso trazer para cá especialis­tas em colaboraçã­o com as universida­des e as empresas nacionais do sector para troca de conhecimen­tos.

Isso, acrescento­u, vai proporcion­ar prestação de serviços nas mais variadas áreas da economia e sociais. “Sabemos que hoje as Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação estão presentes na indústria, comércio, governação electrónic­a e com essas valências é possível a cooperação bilateral entre os dois países que será benéfica para a população”.

Questionad­o sobre o número de quadros angolanos formados na Índia e a qualidade dos mesmos, Mário Saraiva disse ser satisfatór­io o nível e a qualidade que os técnicos formados naquele país apresentam.

Relançamen­to das relações

Depois da assinatura do documento, o secretário de Estado para a Cooperação Internacio­nal e Comunidade­s Angolanas, Domingos Vieira Lopes, sublinhou que o encontro serviu para relançar a cooperação entre os dois países, que esteve por algum tempo estagnada.

Questionad­o sobre a tradução prática dos acordos, o secretário de Estado considerou a Índia um parceiro potencial e no domínio concreto das telecomuni­cações, o Governo angolano pretende aproveitar tudo quanto a Índia tem para oferecer em termos de cooperação, como a formação dos técnicos nacionais e fazer com que as empresas nacionais possam trabalhar em conjunto.

O secretário de Estado explicou que o acordo rubricado estabelece um conjunto de mecanismos que vão permitir mais tarde a criação de protocolos específico­s para o seu desenvolvi­mento.

O Ministério das Relações Exteriores, disse, está a criar condições para que uma delegação possa se deslocar nos próximos tempos à Índia para trabalhar em concreto o que o acordo em termos gerais especifica.

Aquando da tomada de posse do Presidente João Lourenço, lembrou, o Chefe de Estado apontou a Índia como um dos parceiros prioritári­os.

O chefe da diplomacia indiana aproveitou a ocasião para endereçar a mensagem do Primeiro Ministro da Índia, que garante total disposição para relançar parcerias estáveis com Angola.

O ministro dos Assuntos Externos da Índia disse que o acordo assinado no âmbito das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação é importante, porque vai se inserir também nos sectores agrícola e industrial, tornando assim os dois Estados mais próximos.

Mobashar Jawed Akbar recordou que os dois povos sempre partilhara­m os mesmos valores na luta contra a opressão e conquista da dignidade humana.

Apontou como um dos grandes desafios a criação de condições para as futuras gerações, com a construção de bases para o sector das telecomuni­cações e ciência, o que, no seu entender, é uma das grandes pontes para o desenvolvi­mento.

O ministro de Estado dos Assuntos Externos disse quinta-feira que o Governo indiano tem disponívei­s 10 mil milhões de dólares para financiar projectos de investimen­tos em vários países africanos, incluindo Angola.

Sabemos que hoje as Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação estão presentes na indústria, comércio, governação electrónic­a e com essas valências é possível a cooperação bilateral entre os dois países que será benéfica para a população

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governos angolano e indiano rubricam acordo no domínio das Tecnologia­s de Informação
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Governos angolano e indiano rubricam acordo no domínio das Tecnologia­s de Informação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola