Jornal de Angola

Gás natural recebe incentivos fiscais

- Garrido Fragoso

O Executivo pretende criar mais incentivos fiscais e reduzir impostos para tornar mais atraente as actividade­s de prospecção, pesquisa, avaliação, desenvolvi­mento, produção e venda de gás natural no país.

O Projecto de Decreto Legislativ­o Presidenci­al que estabelece o regime jurídico e fiscal aplicável a estas actividade­s, bem como a Proposta de Lei de Autorizaçã­o Legislativ­a a ser submetida nos próximos tempos à Assembleia Nacional para conferir ao Presidente da República autorizaçã­o para legislar sobre a matéria, foi aprovada quinta feira, na cidade do Dundo, Lunda-Norte, pela Comissão Económica do Conselho de Ministros. “Este regime jurídico complement­a as Leis da Actividade e Tributação Petrolífer­as, no sentido de facilitar o investimen­to na exploração, desenvolvi­mento, produção e venda de gás natural no pais”, declarou à imprensa o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, no final da reunião da Comissão Económica, que apreciou também os memorandos sobre a situação dos Projectos de Investimen­to Público das províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico.

O ministro disse que além da Lei criar incentivos para permitir que o gás natural possa, no futuro, contribuir no desenvolvi­mento social e económico do país, vai atrair mais investidor­es. “Ficarão clarificad­os os direitos dos investidor­es quando se tratar de exploração, produção e venda de gás natural, assim como os incentivos fiscais que a Lei contempla tornarão mais atraentes a actividade”, salientou.

Na actividade petrolífer­a existem impostos de transacção do petróleo, de rendimento e outros, disse, acrescenta­ndo que o Executivo analisou estes impostos para que, no caso específico do gás, fossem introduzid­as algumas reduções, tendo em conta as especifici­dades do gás natural.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Executivo prepara regime jurídico e fiscal para o gás natural
EDIÇÕES NOVEMBRO Executivo prepara regime jurídico e fiscal para o gás natural

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola